"Incidente sério"

Novo caso de envenenamento enfraquece acusação britânica contra Rússia

Duas pessoas foram encontradas inconscientes, como o ex-espião e a filha

acessibilidade:
Serguei Skripal e sua filha se recuperaram, mas permanecem longe dos jornalistas.

Um homem e uma mulher de cerca de 40 anos foram encontrados inconscientes numa casa não muito distante do ponto em que foram envenenados o ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, em março. Foi declarado um “incidente sério” com suspeita de que o casal tenha sido exposto a alguma substância desconhecida.
No primeiro momento, contudo, não se sabe se houve algum crime ou se é um caso de overdose, por exemplo. Segundo a polícia disse em comunicado, divulgado por agências de notícias, uma série de lugares por onde o casal havia passado na noite de terça-feira (3) foi isolado por medida de precaução.
A dupla, não identificada, foi encontrada em Amesbury, cerca de 10 km ao norte de Salisbury, para onde foram levados para tratamento. Foi nessa cidade inglesa que Skripal e a filha foram envenenados há exatos quatro meses com o que o governo britânico disse ser o agente nervoso Novitchok.
Como o neurotóxico foi desenvolvido na Guerra Fria pelos soviéticos, o Reino Unido acabou acusando formalmente o Kremlin de tentar matar Skripal. A acusação levou a uma crise diplomática na qual Rússia e diversos países ocidentais expulsaram mutuamente diplomatas, piorando uma relação que já vinha deteriorada desde a anexação da Crimeia da Ucrânia, aprovada por Moscou em 2014.
Um dos problemas da tese britânica é que não há provas concretas do interesse de Moscou em matar Skripal, ainda mais às vésperas da reeleição consagradora de Vladimir Putin e a poucos meses da Copa do Mundo da Rússia, que trouxe a atenção mundial ao país. Além disso, havia aparentemente pouco o que Skripal pudesse saber de segredos: ele passou seis anos na cadeia na Rússia por vender nomes de agentes de seu país na Europa aos britânicos, e desde 2010 estava solto em uma troca de espiões entre Moscou e Washington.
Ele pode ter sido atacado por estar envolvido em algo ainda não conhecido, ou ainda por algum dos seus delatados. Para a Rússia, pode ter havido uma armação do serviço secreto britânico para demonizar ainda mais Putin. Desde que recebeu alta hospitalar, está em local desconhecido, sob proteção britânica. Sua filha, Iulia, também se recuperou e só fez declarações anódinas por escrito.

Reportar Erro