tragédia no mar

Naufrágio na costa da Líbia deixa dezenas de refugiados mortos

Um problema no motor da embarcação ocasionou o acidente que dizimou a vida de 45 pessoas

acessibilidade:
Naufrágio na costa da Líbia eleva para mais de 300 mortes de imigrantes em 2020 no país (foto arquivo). Foto: Refugiados sirios/Flickr

Uma embarcação que levava refugiados da África ao continente europeu naufragou no Mediterrâneo nesta quarta-feira (19). Ao menos 45 refugiados e imigrantes morreram, segundo informações das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

O acidente ocorreu na costa da Líbia, que faz parte da rota de fuga, e elevou o número de mortes em incidente marítimos com imigrantes a mais de 300 vítimas somente em 2020, é o que afirmam os dados da ONU. Outros 37 ocupantes do barco foram resgatados com vida, a nacionalidade é majoritariamente de Gana, Senegal, Mali e Chade. Todos foram detidos ao desembarcar na Líbia.

A razão do naufrágio foi uma explosão ocorrida no motor da embarcação quando navegava na costa de Zuara. Dentre as vítimas, cinco crianças perderam a vida na travessia, conforme notificam o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional de Migração (OIM).

A OIM e Acnur disseram também que a Líbia não deve ser considerada como um porto seguro para o desembarque dos imigrantes. As duas agências da ONU acreditam na construção de um esquema alternativo para acolher os refugiados resgatados ou interceptados em alto-mar.

 

Reportar Erro