Luta contra a violência

Morre, aos 95 anos, o ex-presidente da Colômbia Belisario Betancur

Betancur enfrentou um dos períodos mais sangrentos da história do país, lutando contra as guerrilhas e os cartéis do narcotráfico

acessibilidade:
Ex-presidente da Colômbia Belisario Betancur. Foto: Fundacion Carolina/Reprodução.

O ex-presidente colombiano Belisario Betancur morreu na tarde desta sexta (7) aos 95 anos, de acordo com um comunicado do hospital Fundação Santa Fé. Betancur governou o país entre 1982 e 1986, período sangrento na história da Colômbia.

O ex-presidente enfrentou às guerrilhas – à época, Farc e ELN estavam ativas – e os cartéis do narcotráfico, os de Medellín e Cali. Ele foi um dos primeiros a sinalizar com propostas de paz, enquanto tentava combater as facções.

Um dos piores episódios de violência da sua gestão foi o atentado do M-19 ao Palácio de Justiça, em Bogotá, em novembro de 1985. O ataque deixou 98 mortos, entre eles vários juízes da Suprema Corte do país. Também durante o seu mandato, o então ministro de Justiça, Rodrigo Lara Bonilla, e outros membros do governo foram assassinados.

Betancur ameaçou os criminosos com a extradição e iniciou assim uma longa queda de braço com os chefões dos cartéis – Pablo Escobar, Carlos Lehder (Medellín) e os irmãos Orejuela (Cali).

Antes de se tornar presidente, Betancur chegou a ser preso temporariamente por opor-se à ditadura de Gustavo Rojas Pinilla. Alguns anos depois, foi ministro do Trabalho e concorreu à Presidência duas vezes, em 1970 e 1978, antes de assumir o cargo em 1982.

Betancur foi o primeiro presidente a adotar medidas de força contra guerrilhas e cartéis, além de ter procurado canais de diálogo e semeado o que seria o esboço de acordos de paz que viriam anos depois.

Em relação ao plebiscito para aprovar o acordo de paz com as Farc, que acabou derrotado nas urnas e aprovado pelo Congresso, Betancur insistia pelo “sim”. “Vivi toda minha vida pública em meio à guerra, não se podem comprometer as novas gerações de colombianos por conta de diferenças pequenas em detalhes dos acordos”, afirmou.

Ao longo de sua vida, o ex-presidente foi também poeta, autor de livros, encabeçou ações filantrópicas e liderou por muitos anos o partido Conservador.

O atual presidente da Colômbia, Iván Duque, usou o Twitter para lamentar a morte de Betancur. “Lamento profundamente a morte de um grande amigo, um grande colombiano, o ex-presidente Belisario Betancur. Seu legado na política, na nossa história, na cultura é um exemplo para todas as gerações futuras”. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro