contra o ditador

Milhares de manifestantes tomam as ruas da capital da Belarus neste domingo

Protestos tiveram início em agosto, após contagem de votos que reelegeram Alexander Lukashenko pela 6ª vez

acessibilidade:
Cerca de 250 pessoas foram presas em protesto na capital bielorrussa neste domingo (13). Foto: TUT.BY / AFP

Uma multidão de bielorrussos foi às ruas de Minsk, capital da Belarus, na manhã deste domingo (13). Das mais de 100 pessoas que protestavam contra a reeleição de Alexander Lukashenko, ao menos 250 foram detidas pela força policial que acompanhavam os manifestantes.

Desde o início dos protestos, em 9 de agosto, mais de 7 mil pessoas foram presas. Apesar da dura ação de combate, as manifestações vêm ganhando força, este é o quinto domingo consecutivo marcado pela presença de milhares de pessoas protestando na capital bielorrussa.

Revolta

Na noite de 9 de agosto, uma pesquisa oficial apontou que Alexander Lukashenko recebeu 80% dos votos, sendo reeleito pela sexta vez. O ditador está no poder há 26 anos. As eleições foram consideradas fraudadas, por causa da expressiva liderança obtida nas urnas.

A vitória do ditador levou multidões às ruas de Minsk desde então. Uma parte da população deseja que o ditador deixe o cargo, já a outra pede por novas eleições coordenadas por um governo de transição. Outras demandas também integram os protestos, como o fim da violência policial e a libertação dos presos políticos.

 

 

Reportar Erro