Segurança nas Américas

Mike Pompeo visitará Roraima para defender democracia e expor ‘desastre’ de Maduro

Chefe da diplomacia dos EUA abordará ameaças de traficantes, terroristas e do regime de Maduro

acessibilidade:

Nome forte do governo do presidente Donald Trump, o secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, Mike Pompeu, visitará a região de fronteira do Brasil com a Venezuela, na próxima sexta-feira (18), em Boa Vista, capital de Roraima. Além de temas como a recuperação econômica na pandemia, o chefe da diplomacia americana defenderá a democracia, ao expor a cidade brasileira que é o foco da crise migratória provocada pela fuga de venezuelanos do desastre do governo do ditador Nicolás Maduro.

Na agenda de visitas a países da América do Sul, que inicia na quinta-feira (17) e passa por Suriname, a Guiana e a Colômbia, Pompeo também discutirá administração de uma resposta conjunta contra a covid-19, com promoção de prosperidade mútua. E abordará ameaças à segurança regional “representadas por traficantes de drogas, grupos terroristas e o regime ilegítimo de Maduro”. As informações são da porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Morgan Ortagus, divulgado pela AFP.

A visita ao Brasil prevê desembarque de Pompeu na Base Aérea de Boa Vista, no início da tarde da sexta, onde será recepcionado pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo. A agenda prossegue com visita ao Posto de Identificação e Triagem (PITRIG) da Operação Acolhida e à Instalação WASH (Água, Saneamento e Higiene) da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata. Nesses locais, Mike Pompeu se reunirá com imigrantes venezuelanos acolhidos pelo Brasil.

“[Mike Pompeu] destacará o compromisso dos Estados Unidos em defender a democracia e combater a Covid-19 ao mesmo tempo em que revitaliza nossas economias após a pandemia e fortalece a segurança diante das ameaças regionais. Em Boa Vista, Brasil, o secretário Pompeo destacará a importância do apoio dos Estados Unidos e do Brasil ao povo venezuelano”, disse em comunicado a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Morgan Ortagus.

Após as visitas de campo em Roraima, às 16h05 Mike Pompeo se reúne com o ministro Ernesto Araújo na sala vip da base aérea de Boa Vista. Às 16h45 concede entrevista coletiva à imprensa. E deixa o Brasil às 17h15.

Cooperação sólida

Com o presidente colombiano Iván Duque, em Bogotá, Mike Pompeu também discutirá uma “parceria sólida” entre os países para lidar com a crise na Venezuela, segundo a porta-voz Morgan Ortagus.

Em Paramaribo, a porta-voz de Mike Pompeo diz que o diplomata americano deve celebrar “o triunfo da democracia, reunindo-se com o novo presidente do Suriname, Chan Santokhi, e seu gabinete para discutir uma maior cooperação bilateral e oportunidades de parceria em energia e segurança”.

Na capital da Guiana, Georgetown, Mike Pompeo vai cumprimentar o presidente Irfaan Ali, recém-eleito, e se reunirá com o secretário-geral da Comunidade do Caribe (Caricom), Irwin LaRocque.

“[Na Guiana, Mike Pompeu] reforçará a promessa de uma parceria americana baseada em valores que destaca oportunidades para investimentos mais responsáveis e transparentes do setor privado para aumentar a prosperidade do povo da Guiana, particularmente após a pandemia Covid-19”, disse Morgan Ortagus. (Com informações da AFP)

Reportar Erro