Mais do mesmo

Miguel Díaz-canel promete “continuidade da Revolução” castrista em Cuba

'Herdeiro' de Raúl Castro reiterou que modernização deve ser feita "sem pressa, mas sem pausa"

acessibilidade:

Modernização sem pressa, mas sem pausa

O novo mandatário de Cuba, Miguel Díaz-Canel, descartou qualquer tipo de mudança brusca na maneira de administrar a ilha. Ele assumiu nesta quinta (19) prometendo a “continuidade da Revolução” promovida pelos irmãos Castro. “Tudo o que pudermos fazer para promover o modelo de atualização econômica”, iniciado pelo governo de Raúl Castro em 2008, com algumas reformas será feito, afirmou Díaz-Canel, que terminou o discurso repetindo o slogan “Pátria ou Morte, Socialismo ou Morte”.

Eleito com 99,83% dos votos dos deputados, apenas um voto contra, Díaz-Canel anunciou que o antecessor Raúl Castro continuará na liderança do Partido Comunista, o que ainda resguarda grande poder. O novo presidente adiou o anúncio dos ministros, mas destacou a “unidade política do país” e afirmou que vai priorizar uma “ligação sistemática com a população”.

Díaz-Canel defendeu a necessidade de modernizar a economia cubana, mas enfatizou que seu governo vai manter a expansão, limitada, do setor privado. Tudo restrito a um pequeno número de serviços. Repetindo as palavras de Raúl Castro, ele reiterou que a modernização será feita “sem pressa, mas sem pausa”. Castro acompanhou o discurso da primeira fila e disse que no momento adequado Díaz-Canel também poderá assumir seu posto de primeiro-secretário do Partido Comunista cubano.

Reportar Erro