Transporte limpo

Mercedes-Benz inicia testes, com clientes suíços, do caminhão elétrico eActros

O extrapesado 100% eletrificado tem autonomia de até 200 quilômetros

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Mercedes-Benz eActros, caminhão 100% elétrico. Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz inicia testes de rodagem de caminhões eletrificados. A marca disponibilizou dois eActros, versão 100% elétrica do caminhão extrapesado, para clientes na Suíça. Um modelo de dois eixos e capacidade de 18 toneladas atua na região de St. Gallen. O segundo, um veículo de três eixos e 25 toneladas de capacidade, roda por Zurique.

Os veículos fazem parte da “Frota de Inovação” do eActros, que visa testar os caminhões elétricos pesados junto à clientes. Cada um dos modelos, em teste na Suíça, precisa cobrir cerca de 150 quilômetros por dia, o que é atendido pela autonomia do eActros, de até 200 quilômetros. As baterias são recarregadas nos depósitos dos clientes durante a noite.

O caminhão tem autonomia de até 200km.

Segundo a Mercedes-Benz, a base desse caminhão pesado elétrico é o Actros. Porém, a arquitetura do veículo foi configurada para o sistema de propulsão eletrificada, com uma alta proporção de componentes específicos. 

Dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro proporcionam a força de tração. Esses propulsores geram 171 cavalos de potência cada um, 49,4kgfm de torque individual. No entanto, as reduções de engrenagem convertem esse torque para uma força gerada descomunal, com impressionantes 1.121,6kgfm. 

As baterias de íons de lítio com capacidade de 240kWh dão ao eActros a energia necessária para uma autonomia de até 200 quilômetros. Dependendo da carga disponível, as baterias podem ser recarregadas totalmente em duas horas a 150kW.

“Frota de Inovação” do eActros 

Como um bom caminhão, torque surreal de 1.121,6kgfm.

Como parte dos testes práticos da “Frota de Inovação”, caminhões pesados eActros de 18 e 25 toneladas são colocados em operação por clientes de vários setores e em diversas partes da Europa. Todos trabalham em suas operações regulares diárias. 

Os testes dessa frota são compostos de duas fases, cada uma com dez clientes. O feedback é utilizado no desenvolvimento do eActros visando a produção em série. Segundo a Mercedes, a meta é possibilitar a distribuição limpa e silenciosa nas áreas urbanas com caminhões pesados a partir de 2021.

O eActros segue em testes com clientes.

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