Raro pronunciamento

Melania Trump critica política migratória dos EUA e diz que odeia ver famílias separadas

Secretaria de Segurança Nacional afirma que o governo não pedirá desculpas

acessibilidade:
Primeira-dama dos EUA faz raro pronunciamento pedindo fim de medida de separação. Foto: Twitter/Reprodução

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, disse que odeia ver famílias separadas na fronteira do país e criticou a política migratória de tolerância zero do governo de seu marido. Em comunicado de seu gabinete no domingo, 17, ela afirmou esperar que democratas e republicanos possam reformar as leis de imigração americana.

A porta-voz da primeira-dama, Stephanie Grisham, disse que Melania acredita que os EUA precisam “ser um país que segue todas as leis, mas também um país que governa com o coração.

A declaração sugere que a questão migratória deve ser tratada pelo Congresso, mas legisladores democratas afirmam que nenhuma lei determina a separação de crianças e pais na fronteira.

A separação é consequência de uma nova política do governo Trump, que entrou em vigor em maio, buscando maximizar os processos criminais contra pessoas pegas em flagrante tentando entrar nos EUA ilegalmente – o secretário de Justiça, Jeff Sessions, chamou a política de “tolerância zero”. Mais adultos foram presos e, como resultado, foram separados de seus filhos.

A ex-primeira-dama republicana Laura Bush se juntou às críticas, chamando a política de separação de “cruel” e “imoral”. Em uma coluna para o Washington Post, ela comparou o caso aos campos de internação para nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kirstjen Nielsen, afirmou nesta segunda-feira, 18, que o governo norte-americano não pedirá desculpas e que “as ações ilegais têm consequências”.

Segundo estatísticas do governo americano, cerca de 2 mil meninos e meninas foram separados de seus parentes durante um período de seis semanas, entre abril e maio.

Reportar Erro