#ThamLuang

Jovens presos em caverna na Tailândia perderam, em média, dois quilos

Alguns meninos têm quadros leves de pneumonia, mas nenhum se encontra em estado grave de saúde

acessibilidade:
Meninos que ficaram presos em caverna na Tailândia se recuperam no hospital. Foto: Governo da Tailândia

Os 12 meninos de um time de futebol e o treinador, de 26 anos, que foram resgatados de uma caverna no norte da Tailândia perderam, em média, dois quilos durante os dias que permaneceram presos. O grupo estava no local desde o dia 23 de junho, quando foram supreendidos por uma inundação, durante um passeio pela caverna.

Por causa das condições do ar dentro da gruta, alguns dos meninos têm quadros leves de pneumonia. Eles tinham ainda sintomas de hipotermia. No entanto, nenhum se encontra em estado grave de saúde, afirmou um dos médicos responsáveis pelos meninos. Eles permanecerão internados por pelo menos mais sete dias para evitar possíveis infecções.

Nesta terça (10), foi concluída a operação de resgate dos jovens, que ficaram presos por 17 dias. As últimas quatro crianças e o treinador foram resgatados no terceiro dia de trabalho das equipes de salvamento. Nesta segunda (9), quatro crianças foram resgatadas pelas equipes, totalizando oito pessoas fora da caverna. No último domingo (8), o grupo de salvamento já havia conseguido retirar quatro jovens.

Só nesta terça, após o fim da operação, que os familiares puderam encontrar com os adolescentes. As famílias tinham concordado em esperar até que todos fossem resgatados. As autoridades tailandesas adotaram a medida para evitar que as famílias dos meninos que saíram comemorassem enquanto outras famílias ainda vivessem em angústia pela espera dos garotos que continuassem presos.

O resgate foi feito uma pessoa de cada vez, com ajuda de dois mergulhadores. Para sair do local, foi preciso usar equipamentos de mergulho e cilindros de oxigênio. Pelo fato da caverna estar completamente no escuro, a saída foi feita com o auxílio de uma corda, que guia o caminho até a entrada da caverna. Em um dos pontos, era preciso equipamento de escalada para prosseguir até a entrada da cavidade.

Fizeram parte da operação 90 mergulhadores, 40 deles tailandeses e 50 estrangeiros. A expectativa do governo local e dos especialistas era de que o trabalho de resgate durasse até quatro dias, mas foram precisos apenas três.

Reportar Erro