Diplomacia na pandemia

Itamaraty viabiliza voo extraordinário entre Lisboa e Guarulhos, para brasileiros

Voo está previsto para a próxima sexta-feira, 26 de fevereiro

acessibilidade:
Aeronave da companhia aérea portuguesa TAP. Foto: Artur Filipe Santos Rodrigues/ Pixabay

O Itamaraty divulgou nesta sexta-feira (19) que o governo brasileiro foi sensível às dificuldades enfrentadas por cidadãos brasileiros em Portugal em decorrência da suspensão de voos diretos entre os dois países, e concluiu com o governo português negociações para realização de voo comercial extraordinário da empresa aérea TAP entre Lisboa e Guarulhos. O voo está previsto para a próxima sexta-feira, 26 de fevereiro.

Por meio de nota divulgada à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil relatou que os dois governos vêm mantendo contatos para facilitar a realização de voos extraordinários desde a suspensão das operações decretada pelo governo português em 27 de janeiro de 2021.

As companhias aéreas foram comunicadas das condições estabelecidas pelo governo português para autorizar voos dessa natureza.

“O voo de 26 de fevereiro é uma operação privada. Os interessados devem tratar diretamente com a TAP da marcação ou aproveitamento de bilhetes aéreos. Tendo em vista o estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto os passageiros com bilhetes confirmados pela TAP”, explica a nota do Itamaraty.

A diplomacia brasileira detalha ainda que permanecem inalteradas as exigências de documentos para viagem, assim como a apresentação de teste negativo para Covid-19 e o preenchimento de formulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a declaração de saúde do viajante, para entrada no Brasil.

“A possibilidade de que novos voos sejam realizados, em bases igualmente comerciais, segue sendo tratada por ambos os governos pelos canais apropriados. O Itamaraty, por meio da Embaixada em Lisboa e dos Consulados-Gerais em Lisboa, Porto e Faro, seguirá prestando toda assistência cabível aos brasileiros retidos em território português”, concluiu a nota do Itamaraty.

Reportar Erro