Covid-19

Italia e Espanha registram menores números e iniciam retomada de atividades

Foram 87 mortes na Espanha e 145 na Itália, cujos governos veem motivo para comemorar

acessibilidade:
Foto: Getty Images

Cidadãos da Espanha e Itália saíram às ruas, neste domingo (17), para comemorar a retomada de atividades e o registro dos menores números de novos infectados pela covid-19 nas últimas 24 horas.

O retorno das atividades em ambos os países foi determinado pela constatação de que têm sido registrados os números mais baixos desde março, por isso os governos passaram a planejar a retomada.

Na Espanha, foram 87 mortes confirmadas neste domingo e 421 pessoas infectadas, os menores números desde 16 de março, quando ocorreram 21 mortes. Naquela ocasião, havia ainda suspeitas de subnotificação. Ao todo, o país perdeu até agora 27.659 pessoas e registrou 277.719 casos da doença.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Fernando Simón, havia dito ainda no último sábado que “a fase descendente” da pandemia no país havia se estabilizado. No sábado, foram registradas 102 mortes, até então o menor número desde março.

Itália celebra números baixos

As últimas 24 horas também foram de boas notícias na Itália, que registrou 145 mortes e 675 pessoas contaminadas. São os números mais baixos desde que foi decretado o fechamento do país, em 9 de março.

Desde o primeiro caso de infecção registrado na Itália, em 21 de fevereiro, ocorreram 31.908 mortes e 224.760 pessoas foram infectadas.

Os dias seguidos com queda na curva epidemiológica motivou o governo italiano a antecipar a reabertura das atividades comerciais do país.

A partir desta segunda-feira, lojas, cabeleireiros, salões de beleza, restaurantes e confeitarias estão autorizadas a funcionar. Segundo o primeiro-ministro Giuseppe Conte, piscinas e academias voltaram a funcionar a partir da próxima segunda-feira (25). Teatros e cinemas voltarão a funcionar em junho.

Reportar Erro