Normalização das relações

Trump media acordo histórico entre Israel, Bahrein e Emirados Árabes

Presidente americano prevê adesão de mais países da região e disse que "é um dia importante para o mundo"

acessibilidade:
Acordo foi intermediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que disse ser "um dia importante para o mundo". Foto: Shealah Craighead/White House

O premier israelense, Benjamin Netanyahu, e os ministros de Relações Exteriores do Bahrein, Abdullatif Al Zayani, e dos Emirados Árabes, Abdullah bin Zayed, assinaram nesta terça (15) acordos para normalizar as relações diplomáticas entre os países.

O encontro, intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi considerado um avanço e apenas um primeiro passo, já que há expectativa de que outros países árabes encontrem termos semelhantes. “É um dia importante para o mundo”, disse o americano.

Aliado de longa data, Netanyahu agradeceu a liderança dos EUA para tornar esse momento uma realidade para a região. “Ele (Trump) está alinhando mais países. Isso era inimaginável há alguns anos”, disse.

Em seus discursos, os ministros árabes agradeceram a participação dos EUA para o entendimento e Abdullah bi Zayed (Emirados Árabes) agradeceu Netanyahu pelo fim da anexação de territórios palestinos por Israel.

A assinatura do acordo veio em boa hora para Trump, que enfrenta uma disputa acirrada, segundo as pesquisas, pela reeleição nos EUA. Em novembro, os americanos decidem se ele continua no cargo ou dará lugar ao democrata Joe Biden.

Reportar Erro