Acordo de 2015

Irã ultrapassa limite de urânio enriquecido previsto em acordo nuclear

Sanções econômicas contra o país podem voltar, após violação do acordo pelo Irã

acessibilidade:
Ministro de Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif. Foto: YouTube/Reprodução

O ministro de Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, informou nesta segunda (1º) que o Irã ultrapassou o limite de 300 kg de urânio enriquecido previsto no acordo nuclear de 2015. A informação foi confirmada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O limite foi ultrapassado mesmo com os alertas de países europeus e sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos. Com a violação, é possível que os países participantes do acordo retomem as sanções multilaterais suspensas em troca da limitação das atividades nucleares iranianas.

A produção de urânio enriquecido vinha aumentando no com as sanções contra o país reestabelecidas pelos EUA, após o presidente Donald Trump abandonar o acordo nuclear no ano passado. A saída dos Estados Unidos do acordo foi uma promessa de campanha de Trump.

O urânio de baixo enriquecimento é usado para produzir combustível para reatores nucleares e pode ser usado para a produção de armas nucleares. O Irã respeita o limite de 3,67% da taxa de enriquecimento, mas ameaça aumentá-la em 0,03%. No entanto, ainda não seria taxa suficiente para a produção de uma arma nuclear.

O acordo nuclear de 2015 foi assinado por Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha, além do Irã. O país concordou em limitar o enriquecimento de urânio em troca do fim de sanções econômicas, podendo manter reservas de não mais de 300 kg.

Reportar Erro