Tragédia

Incêndios florestais na Grécia já mataram 79 pessoas desde segunda

Esse já é considerado um dos piores incêndios que atingiram o país na última década

acessibilidade:
Incêndios deixam rastros de destruição na Grécia. Foto: Twitter/Reprodução

O número de mortos pelos graves incêndios florestais que atingem a costa nordeste de Atenas, capital da Grécia, chegou a 79 pessoas, segundo informações divulgadas por bombeiros. No entanto, o número pode ser ainda maior, já que as autoridades seguem recebendo ligações de pessoas em busca de familiares desaparecidos. Dos 187 feridos, 71 estão hospitalizados — dez em estado crítico.

O fogo começou na pequena cidade de Mati no fim da tarde desta segunda (23). Moradores tiveram que deixar suas casas e fugir em direção ao mar para escapar das chamas. Há três incêndios em curso na região de Ática. Na área florestal de Geraneia, o fogo evolui para as montanhas. Já em Rafina, os incêndios continuam, mas em menor força.

A companhia elétrica local informou que os cabos e postes elétricos danificados já estão sendo substituídos, e que hoje o fornecimento de energia nas áreas não atingidas pelas chamas deve ser restabelecido. Na cidade de Mati, a mais atingida pelo fogo, deve ficar sem água por 15 dias e energia elétrica por um mês.

Em uma primeira avaliação, as autoridades totalizam mais de 2,5 mil casas completamente destruídas pelas chamas e 4 mil com danos graves nas regiões de Vutza, Nea Makri, Mati e Rafina. Os incêndios afetam ainda o serviço de transporte no país: conexões ferroviárias foram destruídas e voos estão sendo desviados ou cancelados.

Cerca de 130 soldados do exército e do corpo de bombeiro realizam trabalho de busca de vítimas dos graves incêndios. Nesta terça (24), aviões de combate a incêndios vindos da Espanha chegaram ao país, assim como voluntários do Chipre.

Reportar Erro