Contra o governo Macri

Greve geral na Argentina lota bancos, postos de gasolina e supermercados

Categorias se uniram para protesta contra políticas econômicas do governo do presidente Mauricio Macri

acessibilidade:
O presidente da Argentina, Mauricio Macri. Foto: World Economic Forum/Benedikt von Loebell

A greve geral contra as políticas econômicas do governo de Mauricio Macri mobilizou a Argentina nesta segunda (24). Os argentinos lotaram postos de gasolina, supermercados e bancos para se prepararem para a paralisação desta terça (25).

Ainda entre os serviços que serão afetados pela greve geral estão hospitais, transporte, repartições públicas, escolas, universidades, comércio. Voos nacionais e internacionais foram cancelados.

A paralisação, promovida pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), é esperada pelos argentinos desde a semana passada. No entanto, não se esperava que tantas categorias se unissem ao protesto contra o governo Macri. Muitos correram atrás de combustível para continuarem se movimentando pelas cidades mesmo com a greve.

Nos bancos, o cenário também foi caótico. Agências tiveram que reforçar a segurança para que o horário de encerramento das atividades fosse respeitado pela população. Em muitos caixas, os argentinos conseguiam sacar apenas pequenas quantias de dinheiro.

O presidente Mauricio Macri, no entanto, não vai ver de perto o que a greve geral dos sindicatos pode gerar no país. O líder argentino está em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Outras duas greves gerais de 24 horas já foram convocadas durante o governo Macri: a primeira em dezembro do ano passado e outra em junho deste ano. (Com informações da FolhaPress)

Reportar Erro