Sob nova direção

Governo brasileiro saúda sucessora de brasileiro na direção-geral da OMC

Roberto Azevêdo foi eleito duas vezes diretor-geral da OMC até renunciar para atuar na iniciativa privada

acessibilidade:
Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) - Foto: OMC.

O governo brasileiro divulgou nota, por meio do Ministério das Relações Exteriores, cumprimentando a eleição da nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, nesta segunda-feira (15) para o cargo de diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC)-

Okonjo-Iweala substitui o embaixador brasileiro Roberto Azevêdo, duas vezes eleitos para a direção-geral do organismo, com sede em Genebra. Azevêdo renunciou ao mandado antes do seu término e, após um período de quarentena, assumiu a vide-presidência mundial da Pepsi Co, nos Estados Unidos..

“Tal qual o Embaixador Azevêdo”, diz a nota do Itamaraty, “a nova DG apresenta a combinação de liderança política e capacidade técnica, fundamentais para lidar com os desafios que hoje enfrentam a OMC e o sistema multilateral de comércio”.

Em sua nota, o governo brasileiro afirma que a entidade “permanece como alicerce central do sistema multilateral de comércio” e se dispõe a colaborar com Ngozi Okonjo-Iweala para fortalecer a OMC em sua missão fundamental de promover o livre comércio entre economias de mercado; estimular as reformas necessárias à Organização nos seus três pilares – negociações, solução de controvérsias e transparência; e assegurar resultados realistas e ambiciosos na 12ª Conferência Ministerial da OMC em 2021, especialmente em agricultura.

“O Brasil continuará trabalhando por um sistema multilateral de comércio com regras que favoreçam a prosperidade econômica e a geração de renda e empregos para os brasileiros”, conclui a nota.

Reportar Erro