Categoria 3

Furacão Willa avança pelo México com ventos que chegam a 195 km/h

acessibilidade:
Furacão Willa chega ao México. Foto: NOAA

O furacão Willa tocou o solo mexicano na noite desta terça (23) com categoria 3. Nesta quarta (24), o centro do furacão avança para o nordeste do país, atingindo os estados de Coahuila e Zacatecas com ventos que podem chegar até 195 km/h.

As autoridades mexicanas ainda não informaram sobre os estragos causados pela passagem do Willa. No entanto, mais de 4 mil pessoas já haviam sido retiradas preventivamente de suas casas. Durante a passagem do furacão, elas permanecerão em abrigos temporários.

Apesar de ter perdido força no caminho até o continente — nesta terça, o Willa chegou a ser classificado na categoria 5, o máximo da escala de Saffir-Simpson —, o furacão ainda pode causar inundações deslizamento de terra, além da destruição de edifícios e bloqueio em estradas.

De acordo com o Sistema Meteorológico Nacional (SMN), o Willa provoca chuvas torrenciais nos estados de Sinaloa, Nayarit, Jalisco e Durango; e chuvas intensas em Zacateas. A expectativa é de que as precipitações causadas pelo furacão variem entre 12,5cm e 38,1cm.

Reportar Erro