Combate à Covid-19

Europa proíbe entrada de estrangeiros por 30 dias para conter coronavírus

Comissão Europeia anuncia que estrangeiros não poderão entrar em 31 países do continente

acessibilidade:
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Foto: Reprodução

Para combate à pandemia de coronavírus, a Comissão Europeia determinou nesta segunda-feira, 16, a proibição de todos os estrangeiros por ao menos 30 dias na Europa.

Segundo a presidente do bloco, Ursula von der Leyen, a decisão engloba os 27 países da União Europeia mais quatro que fazem parte da zona Schengen.

Exceções serão abertas apenas para cidadãos europeus, residentes e seus familiares diretos, profissionais de saúde ou de transporte, diplomatas, cientistas e trabalhadores de casos de emergência.

“Para ser efetiva, a restrição deve ser acompanhada por todos os membros da zona Schengen [que inclui países que não são da União Europeia, como Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein], disse Ursula no anúncio da medida.

Como o Reino Unido ainda está em período de transição pós-brexit, cidadãos britânicos não serão afetados pela restrição.

Propostas da Comissão Europeia precisam ser aprovadas pelos chefes de governo de todos os países membros, o que deve acontecer amanhã, segundo Ursula e o presidente do Conselho Europeu (grupo dos líderes), Charles Michel.

Ursula disse que a maioria dos países foi informada durante o final de semana e concordou com as medidas, e outros estão sendo contatados nesta segunda.

A Comissão Europeia quer criar também linhas expressas de passagem (chamadas de green lane) de carga entre os estados membros do bloco.

Eric Mamer, porta-voz de Ursula, disse que longas filas de caminhões estão se formando nas estradas, impedindo que alimentos, remédios, peças e insumos cheguem às fábricas e prejudicando a produção, inclusive de equipamentos de saúde.

Na indústria, o problema fica ainda mais grave porque a produção é feita no sistema “just in time”, com estoques baixos, e qualquer falha na logística desajusta a produção.​ (Com informações da Folhapress)

Reportar Erro