União

‘Europa não pode entregar sua segurança aos EUA’, afirma presidente da França

Em discurso a embaixadores franceses, Macron defende União Europeia mais unida

acessibilidade:
O presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Reprodução/Twitter

Em discurso fortemente pró-europeu nesta segunda-feira, 27, o presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu uma Europa mais unida, que “não deixe sua segurança apenas nas mãos dos Estados Unidos” e assuma sua responsabilidade em defesa para garantir sua soberania de forma autônoma.

Macron cobrou ainda a implementação total do acordo de paz fechado na cúpula de Minsk, na Bielorrúsia em 2015, que prevê cooperação no âmbito da segurança entre países do Velho Continente.

A este respeito, o presidente francês propôs lançar uma “reflexão exaustiva” sobre estas questões com “todos os nossos parceiros europeus”, incluindo a Rússia.

Macron fez discurso no Palácio do Eliseu para apresentar suas diretrizes de política externa aos embaixadores franceses, onde considerou que “a Europa nunca tinha avançado tão rápido em matéria de defesa”. Ele anunciou que, “nos próximos meses”, proporá um projeto para “fortalecer a solidariedade em matéria de segurança na UE”.

Crise migratória

O presidente da França ainda fez um discurso duro contra a Itália e a Hungria, as quais chamou de “oportunistas” porque, segundo ele, eles se beneficiam da ajuda da União Europeia, mas se recusam a cumprir suas obrigações em questões de imigração.

Para Macron, a única maneira de controlar os fluxos migratórios é promover uma política europeia coordenada.

Reportar Erro