Após pressão de Trump

Estados Unidos aprovam uso emergencial da vacina da Pfizer contra Covid

País deve iniciar vacinação na próxima semana

acessibilidade:
frascos de vacina com rótulo branco e marca pfizer em azul no fundo

A agência regulatória de saúde dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou na noite desta sexta-feira, 11, o uso emergencial do imunizante contra covid-19 desenvolvido pela farmacêutica Pfizer e pelo laboratório BioNTech. Antes da vacinação, o Centro de Controle de Doenças (CDC) precisa dar a autorização final sobre os grupos a receberem a vacina. O órgão já expediu orientações sobre a ordem de vacinação dos americanos e o aval é considerado um passo meramente protocolar, previsto para acontecer neste domingo.

Cerca de 2,9 milhões de doses começarão a ser distribuídas aos Estados americanos nas próximas 24 horas e a vacinação nos Estados Unidos contra covid-19 pode ter início na segunda-feira, 14. Profissionais de saúde e idosos que vivem em casas de repouso como os primeiros a receberem as doses do imunizante.

A expectativa era de que a FDA desse sua palavra final até domingo, 13, mas o governo americano pressionou a agência e usou inclusive de ameaças de demissão para que o processo fosse acelerado mesmo que em algumas horas.

Na manhã desta sexta, o presidente Donald Trump atacou a FDA via Twitter, chamando a agência de “uma grande, velha e vagarosa tartaruga.”

“Parem de brincar e comecem a salvar vida”, escreveu Trump que, durante quase toda a pandemia, minimizou a crise e não se solidarizou com as mais de 280 mil vítimas de Covid-19 no país.

Com a decisão, os Estados Unidos se tornam o sexto país — além de Reino Unido, Bahrein, Canadá, Arábia Saudita e México — a liberar a vacina. Outras autorizações, inclusive da União Europeia, são esperadas dentro de semanas.

No Brasil, o Ministério da Saúde assinou, na última quarta-feira, um memorando de entendimento com a Pfizer para aquisição de 70 milhões de doses. O memorando é uma fase prévia à compra da vacina. O cronograma estabelece a chegada de 8,5 milhões de doses  no primeiro semestre de 2021 e 61,5 milhões somente no segundo semestre.

Reportar Erro