Eleições nos EUA

72% dos eleitores americanos acham que Biden deveria desistir da reeleição

Pesquisa aponta que eleitores consideram que o atual presidente dos Estados Unidos Joe Biden não possui saúde cognitiva para disputar a reeleição

acessibilidade:
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: UN Photo/Ariana Lindquist
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: UN Photo/Ariana Lindquist

Uma pesquisa realizada pela emissora americana CBS News em conjunto com a empresa de pesquisa YouGov mostrou que 72% dos eleitores americanos defendem a desistência da candidatura do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a reeleição em novembro. O número é nove pontos porcentuais maior ante o último levantamento, realizado em fevereiro.

O estudo ouviu 1.130 eleitores entre os dias 28 e 29 de junho e mostrou a insatisfação do eleitorado com a performance de Biden, que chegou ao pico após o último debate, no qual o candidato democrata foi duramente criticado inclusive por seus próprios aliados. O mesmo questionamento aponta Trump em uma situação melhor, com 49% dos eleitores considerando o candidato do partido republicano e ex-presidente como fora de condições de saúde para concorrer.

Outras insatisfações de eleitores sobre Biden apontam problemas em sua campanha e na eficácia dele no cargo de presidente, além da idade avançada do atual mandatário, que completará 82 anos em novembro. Entre os eleitores do Partido Democrata, 46% acreditam que Biden não deveria tentar a reeleição.

 A margem de erro da pesquisa é de 4,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.