Destino definido

Diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo será vice-presidente mundial da PepsiCo

Diplomata brasileiro vai deixar a direção da OMC no fim de agosto, e também assume a chefia de Assuntos Corporativos da multinacional

acessibilidade:
Roberto Carvalho de Azevêdo. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Roberto Carvalho de Azevêdo. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, vai assumir a partir de 1º de setembro o cargo de vice-presidente executivo e diretor de Assuntos Corporativos (Chief Corporate Affairs Officer) da PepsiCo, uma das maiores empresas do mundo.

Azevêdo, que também é diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, anunciou, em maio, que deixaria a direção da OMC um ano antes do fim do seu segundo mandato. O embaixador foi eleito em 2013, e reeleito em 2017. Desde a decisão, seu passe tem sido disputado entre grandes empresas e escritórios de advocacia internacionais.

Segundo o anúncio oficial da PepsiCo, Azevêdo vai ser o primeiro a ocupar o cargo de chefe de Assuntos Corporativos, criado para unificar “sob um só guarda-chuvas” as atividades globais de Política Pública, Relações Institucionais e Comunicações da multinacional.

Roberto Azevêdo disse estar encantado em assumir o novo desafio “neste momento em que fortalecer relacionamentos entre empresas, governo e sociedade se tornou essencial em gerar crescimento sustentável e inclusivo a longo prazo”.

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao Roberto, que traz valiosas habilidades políticas e conhecimento técnico dos ambientes social, político e regulatório que impacta corporações multinacionais como a PepsiCo”, anunciou o presidente e CEO da empresa, Ramon Laguarta, que também destacou o papel “inestimável” que o brasileiro leva à empresa, após uma longa carreira na diplomacia e no comércio mundial.

Azevedo na OMC

Apesar de críticas recentes, a OMC chegou a acordos inéditos durante os mandatos de Azevêdo. A sua gestão foi marcada pelo acordo de Bali (2013), concentrado no setor de agricultura, que facilitou o comércio para países menos desenvolvidos e foi o primeiro acordo multilateral da OMC desde sua criação, em 1995. Isso abriu as portas para novos tratados.

Em 2015, no acordo de Nairobi, a organização chegou à sua mais importante vitória, com a eliminação de diversos subsídios agrícolas, além da criação de incentivos a países mais pobres para integrar a economia global. Ambos os textos contaram com a assinatura dos 164 países-membros, conquista inédita aos cinco antecessores de Azevêdo no organismo internacional.

Tamanho da multinacional

A PepsiCo é uma das 100 maiores empresas do mundo, com faturamento anual superior a US$ 68 bilhões (R$ 372 bilhões), em 2019, segundo o ranking da revista Forbes, e mais de 267 mil funcionários. Além do tradicional refrigerante Pepsi, a multinacional é dona de outras 22 marcas incluindo Quaker, Gatorade, Frito-Lay’s (Doritos, Cheetos), e opera em mais de 200 países e territórios em todo o planeta.

Reportar Erro