Corrupção na Argentina

Cristina Kirchner e filhos vão a julgamento por usar aluguéis para lavar dinheiro

Ex-presidente da Argentina é apontada como chefe de uma associação ilícita

acessibilidade:
Cristina Kirchner anuncia que não será candidata nas próximas eleições argentinas (Foto: Reprodução)

O juiz federal argentino Julián Ercolini decretou o julgamento por lavagem de dinheiro da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner e de seus dois filhos, entre outros acusados, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, 3.

No processo conhecido como “Los Sauces”, Cristina Máximo e Florencia Kirchner são suspeitos de formação de uma associação ilícita que simulava contratos de aluguel de propriedades para receber dinheiro de origem ilícita pagos por empresas contratadas pelo governo. Na investigação, a ex-presidente é apontada como suposta chefe da associação, Máximo como suposto organizador e Florencia como suposta membro.

Segundo a investigação, a locação de propriedades da empresa Los Sauces S/A, da família Kirchner, era uma forma de encobrir a propina pedida pela mandatária nas licitações vencidas por empresários como Cristóbal López e Lázaro Báez, ambos presos.

De acordo com a acusação, Cristina liderou, entre janeiro de 2009 e março de 2016, uma associação ilegal que executou “um esquema para reciclar fundos de origem ilícita através da Los Sauces S.A.”. Máximo está sendo processado como suposto organizador do esquema e Florencia, como integrante.

A acusação alega que, com esse esquema, Cristina “conseguiu lavar uma parte do dinheiro de procedência ilegal que foi canalizado por empresas do grupo Báez Indalo (…), através da atividade imobiliária e hoteleira”.

Atual senadora, a ex-presidente acumula sete processos. Ela afirma que é inocente e que as acusações contra ela pretendem bani-la da atividade política.

Reportar Erro