Saúde em alerta

Coronavírus chinês ainda não é emergência internacional de saúde, diz OMS

Após dois dias de reunião, comitê de emergência da organização diz que maior parte dos casos é leve

acessibilidade:
Variante do coronavírus é causador de um surto de pneumonia na China.

O comissão especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu que “ainda é cedo” para declarar emergência internacional devido às infecções do coronavírus chinês.

“No momento, a OMS não recomenda restrições mais amplas a viagens ou ao comércio. Recomendamos a triagem na saída nos aeroportos como parte de um conjunto abrangente de medidas de contenção”.

“Ainda é um pouco cedo para considerar uma emergência internacional”, diz Didier Houssin, coordenador do comitê de emergência, que, segundo ele, ficou dividido na declaração de emergência. “É uma emergência na China, mas ainda não se tornou uma emergência global”, afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS.

O coronavírus já matou 18 pessoas e infectou mais de 600 em nove países. Além da China, há registros de casos nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, de Singapura e a Arábia Saudita.

Três cidades chinesas adotaram medidas de quarentena para tentar frear a epidemia. Pequim cancelou as comemorações do Ano Novo chinês.

No Brasil, cinco casos sob suspeita de coronavírus foram descartados pelo Ministério da Saúde. Os registros estavam sendo investigados em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reportar Erro