Série de explosões

Coreia do Norte garante que destruiu campo de testes nucleares

Desmantelamento foi acompanhado por jornalistas, mas sem inspetores

acessibilidade:
A decisão de fechar o campo de testes nucleares é vista como um gesto de Kim para dar um tom positivo à cúpula histórica com os EUA (Foto: Reprodução/Twitter)

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira, 24, que demoliu seu campo de testes nucleares em Punggye-ri, com uma série de explosões durante várias horas, na presença da imprensa internacional.

As explosões ocorreram em um local situado abaixo do Monte Mantap, na região Nordeste do país. De acordo com a mídia sul-coreana, túneis usados para experiências nucleares foram explodidos.

O desmantelamento também envolveu a destruição de postos de observação e de quartéis utilizados por guardas e trabalhadores das instalações nucleares. O túnel do lado leste do campo já havia sido desativado em 2006, após um teste nuclear.

A Coreia do Norte anunciou que destruiria seu campo de testes nucleares após a cúpula do dia 27 de abril com a Coreia do Sul, na qual ambos os países se comprometeram a trabalhar pela “total desnuclearização”, em relação à reunão prevista para o dia 12 de junho entre Pyongyang e Washington (EUA).

A decisão de fechar o campo é vista como um gesto de Kim Jong-un para dar um tom positivo à cúpula histórica com o presidente americano, Donald Trump. Ainda assim, a medida não é irreversível e ações mais significativas seriam necessárias para atender às demandas de desnuclearização defendidas pelos Estados Unidos.

A presença da mídia estrangeira no evento aponta para o desejo dos norte-coreanos de transmitir, para todo o mundo, as imagens das explosões. No entanto, inspetores internacionais de armas nucleares não foram convidados para o evento, o que limita seu valor como uma concessão séria de desnuclearização por Pyongyang.

Reportar Erro