Reação necessária

Conselho de Segurança rejeita pedido da Rússia para punir ataques à Síria

Maioria na ONU ignorou apelo da Rússia contra as três potências

acessibilidade:

Rússia tentou punir EUA, França e Reino Unido (Manuel Elias/ONU)

Em reunião de emergência solicitada pela Rússia marcada por trocas de ameaças, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou neste sábado(14) uma resolução proposta pelo governo russo, que pedia a condenação do ataque à Síria lançado nas últimas horas contra a Síria por Estados Unidos, Reino Unido e França.

A sugestão russa que sugeria a violação do direito internacional obteve oito votos contrários, quatro abstenções e apenas três votos favoráveis, da Rússia, da China e da Bolívia. O veto dos Estados Unidos, Reino Unido e França não foram necessários.

A resolução também pedia respeito à Carta das Nações Unidas e solicitava que três nações evitassem o uso da força contra o regime de Bashar al Assad, no futuro. E precisava de nove votos a favor e nenhum veto pela Rússia, China, França, Reino Unido ou Estados Unidos para ser aprovada.

CLIMA TENSO

Ao negar o uso de armas químicas, embaixadores da Síria e da Rússia na ONU acusaram os EUA o Reino Unido e a França de mentir sobre seus interesses ao atacar a Síria e de fabricar fatos para justificar o ataque. Já os representantes das três potências condenaram duramente o uso de armas químicas, proibido por convenções da ONU.

Os Estados Unidos ainda ameaçaram o regime de Assad, com a declaração de que estão “carregados e engatilhados” para reagir contra mais algum ataque com uso de armas químicas contra a população síria. (Com informações da ANSA e do G1)

Reportar Erro