Brasil x Argentina

Como gesto de boa vontade, Bolsonaro recebe presidente da Câmara argentina

Presidente manifestou seu interesse de manter relações construtivas com o novo governo daquele país

acessibilidade:
Bolsonaro recebeu o presidente da Câmara argentina, Sergio Massa, e manifestou seu interesse em manter boas relações com o governo portenho - Foto: Marcos Corrêa/PR.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na tarde desta quarta-feira (4), em audiência, o deputado Sérgio Massa, presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, a pedido do homólogo brasileiro Rodrigo Maia.

Massa contou à imprensa argentina que Bolsonaro reafirmou o tom positivo com o qual se refere à relação do Brasil com a Argentina. A reunião durou quase 40 minutos, após um pedido de Maia por telefone.

O presidente da Câmara brasileira visitou Buenos Aires logo após a vitória eleitoral do atual presidente da Argentina, francamente hostil ao presidente do Brasil. Na ocasião, foi levado por Massa a Alberto Fenández.

Acompanhado por outros parlamentares na visita, Sergio Massa presenteou Bolsonaro com uma camisa do Tigres, time que representa a cidade da qual foi prefeito e que enfrentaria à noite o Palmeiras, time do presidente do Brasil, pela Libertadores.

Massa respondeu que no Brasil ele era fã do Botafogo, o clube do chefe da Câmara dos Deputados. “Quero que o Brasil e a Argentina tenham um excelente relacionamento”, disse o brasileiro, que recebeu o grupo acompanhado pelo seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Bolsonaro reafirmou a importância da Argentina como parceiro estratégico do Brasil e lembrou a dependência que algumas indústrias do país têm de suas exportações no mercado argentino. Nesse caso, Massa considerou necessário relançar o abraço de Raúl Alfonsín e José Sarney, os chefes de Estado que, no final dos anos 80, mudaram a rivalidade bilateral pela cooperação com uma reunião histórica em Iguazú.

Em resposta, Bolsonaro se referiu à possibilidade de um encontro com seu colega Alberto Fernández em algum ponto da fronteira comum, no qual seus ministros participariam e o ex-prefeito de Tigre disse que discutia essa possibilidade com o ministro das Relações Exteriores Felipe Solá.

Bolsonaro lembrou que havia estabelecido um bom relacionamento com o agora ex-presidente Mauricio Macri, mas disse que isso não impediria um entendimento construtivo com Fernández.

Reportar Erro