Macri fora da cúpula

Com seu governo em crise, Macri cancela ida a cúpula do Mercosul no Paraguai

Presidente argentino substituiu auxiliares após acordo com o FMI

acessibilidade:
O presidente da Argentina, Mauricio Macri. Foto: World Economic Forum/Benedikt von Loebell

Em meio à crise que levou à demissão do presidente do Banco Central argentino, o presidente Mauricio Macri não participará da 52ª Cúpula dos Presidentes do Mercosul, que acontece nesta segunda-feira (18), em Luque, na região metropolitana de Assunção. Ele será representado pela vice-presidente, Gabriela Michetti. O chanceler Jorge Faurie também está no Paraguai.
Neste domingo (17), houve reunião do Conselho do Mercado Comum, com ministros da Fazenda e presidentes do Banco Central –a Argentina não foi representada pelos titulares desses postos.
A cúpula marca a troca da presidência pro tempore (rotativa) do bloco, que passará do Paraguai para o Uruguai.
Nas últimas semanas, Macri promoveu uma dança das cadeiras em sua equipe econômica após anúncio de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), na esteira do qual foi demitido o presidente do BC, Federico Sturzenegger.
No sábado (16), foi anunciada a saída de mais dois ministros, Juan José Aranguren (Energia) e Francisco Cabrera (Produção).
O presidente Michel Temer deve chegar a Assunção na manhã desta segunda (18) e volta a Brasília no fim do dia.
Além da Argentina e do Brasil, o Paraguai e o Uruguai são membros do Mercosul –a Venezuela está suspensa do grupo.
Chanceleres fizeram declarações sobre as tentativas de avanço em um acordo com a União Europeia, mas sem decisões concretas a respeito. (Folhapress)

Reportar Erro