238 casos confirmados

Chile declara estado de catástrofe por 90 dias devido ao novo coronavírus

No país são confirmados 238 casos de Covid-19

acessibilidade:
O presidente do Chile, Sebastián Piñera. Foto: Agencia Makro/Getty Images

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou nesta quarta-feira, 18, estado de exceção por catástrofe em decorrência da pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O país tem 238 casos confirmados de coronavirus até esta quarta-feira (18), de acordo com dados da universidade norte-americana Johns Hopkins.

A medida anunciada por Piñera concede ao governo chileno poderes para restringir a liberdade de movimento e garantir o fornecimento de alimentos e serviços básicos.

“Esse estado de catástrofe terá vigência de 90 dias a partir das 0h de amanhã (0h em Brasília)”, disse Piñera, de acordo com o “El Mercúrio”.

Uma autoridade militar supervisionará a medida. Mais ações restritivas serão implementadas progressivamente, conforme o avanço do vírus.

O país paralisou escolas, fechou suas fronteiras e limitou as reuniões públicas à medida que o número de casos crescia.

Segundo Piñera, a determinação também garantirá mais segurança aos hospitais, protegerá as cadeias de suprimentos de medicamentos e permitirá que o governo imponha quarentenas e medidas de isolamento.

Nesta semana, políticos chilenos iniciaram discussões para adiar um referendo sobre uma nova Constituição previsto para 26 de abril. Uma nova carta magna era uma demanda central dos protestos sociais generalizados, iniciados em outubro de 2019, mas os atos desapareceram com a pandemia.

Reportar Erro