Terrorista italiano

Cesare Battisti vira réu por falsidade ideológica e perde passaporte

Medidas cautelares foram determinadas contra o italiano e a esposa

acessibilidade:
Segundo a Promotoria em São Paulo, ex-ativista italiano mentiu sobre onde residia (Foto: Reprodução)

O terrorista italiano Cesare Battisti exilado no Brasil virou réu por falsidade ideológica e teve de entregar seu passaporte às autoridades. O ex-ativista de esquerda e sua esposa ainda terão de obedecer a medidas cautelares.

Segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), o italiano fez inserir em documento público uma declaração falsa, com o objetivo de alterar documentos judiciais. A denúncia refere-se a informações declaradas em cartório na ocasião do casamento dele com uma brasileira, em junho de 2015, em Cananéia, no litoral paulista.

O promotor Olavo Evangelista Pezzotti apurou que o italiano mentiu à Justiça brasileira ao informar que morava em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, enquanto residia em Cananéia. Para a Promotoria, a esposa dele também mentiu, pois disse que morava em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.

A Justiça determinou, ainda, que o casal não circule pelas ruas após às 22h, e permaneça somente em casa. Proibiu, também, que ambos frequentem casas noturnas ou boates, e obriga os dois a comparecerem todo dia 10 de cada mês, a partir de maio, ao Fórum da Comarca de Cananéia, para informarem e justificarem as atividades no país.

Os réus, ainda conforme decisão, estão proibidos de sair de Cananéia. Qualquer movimentação pelas cidades da região deve ser informada previamente à Justiça. A Polícia Federal foi informada sobre a decisão de recolher o passaporte do italiano. Em caso de desobediência às medidas, ele poderá ser preso.

Na decisão, o magistrado lembra que Battisti também está sendo processado perante a Justiça Federal por evasão de divisas. Em outubro de 2017, ele foi preso em flagrante tentando sair do Brasil com U$ 6 mil e € 1.300, sem a declaração obrigatória, e acabou detido por policiais na fronteira com a Bolívia.

Por meio de nota, a defesa do italiano informou que está tomando as providências cabíveis em relação à acusação.

Reportar Erro