Avanço da medicina

Cego volta a enxergar depois de implante de córnea sintética

Após ser submetido a cirurgia o paciente voltou a enxergar no outro dia, como relata médico

acessibilidade:
Cirurgia ao contrário dos procedimentos convencionais desse tipo, é menos invasivo, não requer muitos cortes ou pontos. Foto: PRnewsfoto / CorNeat Vision

Um homem de 78 anos voltou a enxergar após ser submetido a um implante de córnea sintética. Segundo relatos do médico Gilad Litvin, um dia após a cirurgia, o paciente já conseguia ver seus familiares, assim como  ler as letras de um optotipo, o que emocionou a todos presentes na ocasião.

O novo procedimento, chamado KPro, representa um grande marco para a medicina, a cirurgia, ao contrário dos procedimentos convencionais desse tipo, é menos invasivo, não requer muitos cortes ou pontos.

Esse é o primeiro implante de córnea que pode ser integrado diretamente na parede do olho para substituição de córnea. Os médico utilizam um material biomimético que de acordo com a empresa israelense CorNeat, “estimula a proliferação celular, levando à integração progressiva do tecido”, explica Litvin.

Desta forma, segundo explicação do médico os “fibroblastos e colágeno colonizam gradualmente a saia de integração e a integração total é alcançada em semanas, incorporando permanentemente o dispositivo dentro do olho do paciente”. ( Com informações Israel Hayom)

Reportar Erro