Após saída de May

Deputados disputam liderança do Partido Conservador para chefiar o governo

Substituição decorre da renúncia da primeira-ministra Theresa May

acessibilidade:
Brexit. Foto: Christoph Scholz/Wikimedia Commons

Candidatos iniciaram suas campanhas para competir ao cargo de líder do Partido Conservador do Reino Unido. A eleição é importante porque, como o partido é majoritário no parlamento, seu líder será convidado pela rainha Elisabeth II a assumir a chefia do governo, como primeiro-ministro.

O partido começou a aceitar candidaturas para o cargo nesta segunda-feira (10). A disputa ocorre após a primeira-ministra Theresa May ter renunciado como líder da legenda e manifestado a intenção de renunciar ao cargo de primeira-ministra.

Levantamento de uma revista com integrantes do partido, no início deste mês, revelou que o ex-secretário de Estado para Assuntos Exteriores Boris Johnson, um defensor linha-dura do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), é o grande favorito para o cargo, com 42% das intenções de voto, seguido pelo secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, com 12%.

A primeira votação dos membros do Partido Conservador na Câmara dos Comuns vai ocorrer nesta quinta-feira (13). Por meio de sucessivas rodadas de votação, os candidatos serão reduzidos a dois, que competirão na última etapa pelos votos de aproximadamente 120 mil membros da legenda.

Reportar Erro