Mais Lidas

Ruído diplomático

Brasil aplica reciprocidade, cancelando visto de graça para mexicanos

Governo do México tomou decisão unilateral de cancelar acordo

acessibilidade:
Cidade do México.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na tarde desta sábado (27) informando que o governo brasileiro avalia a  aplicação do princípio da reciprocidade, após o governo do México, unilateralmente, suspender a gratuidade na concessão de vistos a brasileiros, nos termos de acordo celebrado em novembro do ano 2000 pelos dois países.

A decisão unilateral do México foi noticiada pelo Diário do Poder, nesta sexta-feira (26)

“O Brasil entende a medida como expressão da soberania do Estado mexicano no que diz respeito à determinação das condições de ingresso de estrangeiros em seu território”, afirmou o Itamaraty em sua nota, mas, apesar disso, o governo Jair Bolsonaro resolveu aplicar medida idêntica em relação a cidadãos mexicanos.

A suspensão da gratuidade dos vistos entre em vigor partir de 11 de dezembro. Desse modo, brasileiros portadores de passaporte comum que cheguem ao México por via aérea como turistas ou a negócios (sem autorização para realizar atividades remuneradas no país) deverão solicitar às autoridades migratórias mexicanas, previamente, autorização eletrônica para entrada naquele país.

Brasileiros que possuam visto ou autorização de residência válidos para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou em qualquer dos países integrantes do espaço Schengen estarão dispensados do trâmite da autorização eletrônica, explica o governo brasileiro

“O governo brasileiro manifestou às autoridades mexicanas a expectativa de que a medida tenha vigência transitória e de curta duração e contribua para a redução do número de inadmissões”, diz a nota.

“Ao mesmo tempo”, conclui, “reitera seu interesse em continuar a dialogar com as autoridades mexicanas para coordenar ações de combate ao tráfico e contrabando de pessoas, cujas redes exploram grupos vulneráveis, inclusive crianças.”