Disputa presidencial

Argentina vive clima de disputa acirrada em dia de primárias para Casa Rosada

Justiça eleitoral não divulgará resultados parciais após apurar mais de 10% dos votos

acessibilidade:

A Justiça eleitoral argentina decidiu vetar a divulgação de números oficiais das eleições primárias deste domingo (11) até a apuração de pelo menos 10% dos votos dos centros com mais eleitores -o que inclui a cidade de Buenos Aires, e as províncias de Buenos Aires (que não engloba a capital) , Córdoba e Santa Fé.​

A medida foi tomada para evitar a confusão que houve nas primárias de 2017, quando a publicação imediata de resultados parciais levou a comemorações apressadas de candidatos que ao final acabaram perdendo. Na ocasião, a apuração nos grandes centros acabou sendo feita depois de cidades menores.

Com a decisão, os resultados só devem começar a ser anunciados no fim da noite.

As chamadas “paso” (primárias abertas, simultâneas e obrigatórias) foram criadas em 2009, com a intenção de diminuir o número de candidaturas que concorriam na eleição. As chapas que obtêm menos de 1,5% dos votos nessa etapa não podem concorrer no primeiro turno, marcado para 27 de outubro.

Além disso, a votação funciona como uma espécie de prévia, mostrando quanto de apoio cada candidato tem. As pesquisas mostram uma disputa acirrada entre as chapas do presidente Mauricio Macri, que busca a reeleição, e a do peronista Alberto Fernández, que tem a ex-mandatária Cristina Kirchner como vice.

Levantamentos internos das duas principais coalizões, divulgados no sábado (10), apontavam uma vitória de Fernández sobre Macri por uma diferença de 2 a 4 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

Antes de votar acompanhado por apoiadores, o candidato oposicionista levantou cedo para passear com seu cachorro, Dylan, uma das estrelas de sua propaganda eleitoral: “Coitado, ele não sabe que tem eleição hoje e tem que passear”, disse o candidato, sobre seu cão.

Já o atual o presidente e seus assessores começaram o dia com um café da manhã de trabalho no célebre Cafe Tortoni, no centro de Buenos Aires. Macri votou onde o faz tradicionalmente, numa escola em Palermo.

Em ambas as votações, houve discussões com militantes. Enquanto caminhava, Alberto Fernández pediu a jornalistas que se afastassem do caminho.

Já do lado de Macri, apoiadores do kirchnerismo gritaram: “arrume suas coisas porque você vai embora”. (Folhapress)

Reportar Erro