Eleição nos EUA

Apuração das urnas começa com corrida apertada pela presidência americana

Após o fechamento das primeiras urnas, republicano Donald Trump e democrata Joe Biden têm 49% cada na apuração nacional

acessibilidade:
Apesar de ter vacinas e a imprensa ao seu lado, o governo de Joe Biden mostra que o grande culpado sempre foi o vírus

A eleição presidencial dos Estados Unidos começa o seu desfecho com uma corrida mais apertada do que o esperado por institutos de pesquisa e veículos de imprensa. Às 22h10 no horário de Brasília, o atual presidente Donald Trump aparece com 49,6% contra 49,2% dos votos do candidato democrata Joe Biden. Na corrida pelo colégio eleitoral, no entanto, Biden já conquistou 30 votos e Trump 26. No entanto, a definição do vencedor ainda está longe.

O republicano lidera as urnas na Florida, um estado fundamental para a vitória de qualquer candidato, mas essa liderança já trocou uma dúzia de vezes desde o início da apuração. No estado da Georgia, Trump lidera com quase 20% das urnas apuradas.

Joe Biden já é considerado o vencedor em estados como Delaware, Vermont, Illinois e Massachusetts.

A corrida se encontra aberta, com estados na costa oeste do país ainda realizando as votações. Especialistas preveem que a apuração não seja encerrada na noite desta terça-feira (3), caso os resultados sejam apertados. Em estados como a Florida, uma diferença de votos entre os candidatos inferior a 1% aciona uma recontagem automática dos votos, como prevê a constituição estadual.

Reportar Erro