Diário Motor

Após renúncia de Carlos Ghosn, Renault escolhe novos presidentes mundiais

Jean-Dominique Senard e Thierry Bolloré comandarão a empresa

acessibilidade:
2019 - Jean-Dominique Senard et Thierry Bolloré

Após a renúncia do então presidente do conselho e CEO mundial da Renault, o franco-brasileiro Carlos Ghosn — preso no Japão por quebra de confiança e omissão parcial de remuneração —, a empresa francesa nomeou novos nomes para comandar a marca. A partir de agora, os cargos serão geridos por executivos diferentes.

O conselho de administração decidiu fornecer à Renault uma nova estrutura de governança e instituir uma separação das funções de presidente do conselho e diretor-presidente. Dessa forma, o executivo Jean-Dominique Senard foi escolhido como novo presidente da marca. Já o CEO será Thierry Bolloré.

Em nota, o conselho de administração da Renault elogiou o histórico da Aliança, criada por Ghosn com Nissan e Mitsubishi, e que permitiu que ela se tornasse uma das principais fabricantes de automóveis do mundo. Ainda segundo a nota, o novo presidente terá que avaliar e, se necessário, mudar a governança da empresa, a fim de assegurar a transição para a nova estrutura.

Além disso, devido à crise instaurada após as denúncias contra Carlos Ghosn, o conselho da Renault irá supervisionar ativamente o funcionamento da Aliança em nome do novo presidente. Com isso, Senard será a principal pessoa de contato com Nissan e Mitsubishi, mas ainda não escolheu quem irá comandar a Aliança.

Reportar Erro