Vergonha mundial

Apoiadores de Trump invadem o Congresso para impedir confirmação de vitória de Biden

Presidente derrotado nas urnas pediu que apoiadores fosse a Washington para pressionar congressistas

acessibilidade:
Manifestantes a favor de Trump cercam congresso americano. Foto: Reprodução/GloboNews

Um grupo de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiu nesta quarta-feira, 6, o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington, durante sessão para certificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial.

A invasão ocorreu enquanto Câmara e Senado debatiam se acatavam ou não uma objeção aos resultados do Arizona — tradicional reduto republicano vencido por Joe Biden na eleição de novembro. Momentos antes, Trump discursou em Washington e afirmou que não aceitaria o resultado eleitoral.

O vice-presidente Mike Pence, que presidia o evento, foi retirado. O plenário da Casa foi desocupado e os parlamentares receberam máscaras de gás para deixarem o prédio. Momentos antes, manifestantes teriam sido ouvidos batendo nas portas no andar da Câmara.

A capital americana decretou um toque de recolher a partir das 18h. Policiais federais e locais estão respondendo a chamados de possíveis bombas no Distrito de Columbia. Ainda não é claro se esses dispositivos são reais, mas estão sendo tratados como se fossem.

Os manifestantes se recusam a aceitar o resultado da eleição e conseguiram furar a segurança do prédio e escalar uma estrutura montada para a posse de Joe Biden.

Trump, que perdeu a eleição de 3 de novembro e até agora não aceitou o resultado, alega que houve fraude na votação. No discurso, ele sustentou que venceu “por muito” a eleição presidencial, e que a margem “sequer foi pequena”. Porém, com os números das urnas certificados pelos estados, Biden venceu no Colégio Eleitoral por 306 votos a 232 — ou seja, o republicano teria que virar o jogo em mais de um estado-chave para reverter a derrota.

“Nós nunca vamos desistir, nunca vamos admitir”, disse Trump aos apoiadores no Ellipse, parque perto da Casa Branca. “Nós vamos parar com o roubo [das eleições]”, insistiu.

Além disso, Trump voltou a pressionar o vice-presidente Mike Pence, que preside a sessão no Congresso, para que não certifique a vitória de Biden — ação que não encontra fundamento constitucional.

“Espero que Mike faça a coisa certa. Se ele fizer, venceremos a eleição”, insistiu Trump.

Reportar Erro