Pandemia não acabou

Alta da Covid-19 em países da Europa e da Ásia vira alerta

Alemanha vive recorde de novos casos

acessibilidade:
Nova onda de infecções preocupa países europeus. Foto: François Escriva/Flickr

A pandemia de Covid-19 está mostrando que ainda não acabou com a nova alta de casos na Europa e na Ásia. O aumento considerável vem depois de um período de intensas flexibilizações nas medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus e começa a despertar preocupação com uma nova onda.

Somente na Alemanha, o número de casos diários passou de 67 mil no dia 6 de março para 237 mil na última sexta-feira (11).

Nesta quarta-feira, 16, o paíse voltou a registrar novo recorde consecutivo da incidência de covid-19 e ultrapassou pela primeira vez as 1,6 mil infecções, enquanto o Parlamento debate hoje projeto para modificar a lei sobre proteção de doenças infecciosas.

A incidência acumulada é de 1,6 mil novas infecções por 100 mil habitantes em sete dias, segundo dados atualizados pelo Instituto Robert Koch (RKI).

Reino Unido, Áustria, Holanda, Grécia, Suíça e Itália também registraram um aumento de casos e internações hospitalares na última semana, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins e da plataforma ‘Our World in Data’, ligada à Universidade de Oxford.

Na Ásia, Hong Kong registrou uma média de mais de 21 mil novos casos por dia, um aumento de 28% em relação às últimas duas semanas. Já na China, que tem um registro histórico de casos muito menor que a maioria dos países, o índice de infecções vem aumentando rapidamente: 328 mil casos foram registrados entre 28 de fevereiro e 6 de março, um recorde para o país. Por causa do surto, o governo chinês colocou em confinamento quase 30 milhões de pessoas.

Vacinação

De acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, pelo menos 75% da população da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu tomaram a primeira dose da vacina. Para a segunda dose, o percentual é de 72%, já para a dose adicional, o índice não chega a 52% da população desses países.

Especialistas afirmam que controlar a transmissão do vírus com medidas farmacológicas (ampliando a cobertura vacinal) e não-farmacológicas (como uso de máscara em ambientes fechados) é essencial para garantir a segurança da população frente a uma pandemia que ainda não acabou.

Reportar Erro