228 mortos

Airbus e AirFrance serão julgadas na França pelo acidente aéreo entre Paris e Rio

As empresas haviam sido protegidas por decisão anterior que suspendia a responsabilização pelo acidente

acessibilidade:
AirFrance e Airbus serão responsabilizadas pela queda de avião com trajeto Rio, Paris, em 2009. Foto: Aeronáutica/Divulgação

A companhia aérea Air France e a fabricante de aeronaves Airbus serão julgadas na Justiça francesa pelo acidente em um voo no ano de 2009 que fazia o trajeto Rio de Janeiro a Paris, vitimando todos que estavam a bordo, 228 pessoas.

A decisão foi expedida, nesta quarta-feira (12), por um tribunal de apelações na capital francesa. A determinação ocorre na reversão de outra decisão de 2019 que impedia a responsabilização da duas empresas pela tragédia.

A companhia e a fabricante de aviões informaram que vão recorrer a instância judicial superior. A Airbus disse em nota que, “a decisão do tribunal, que acaba de ser anunciada, não reflete de maneira nenhuma as conclusões da investigação”.

Já um porta-voz da AirFrance informou que a empresa aérea “insiste que não cometeu nenhum erro criminoso no cerne deste acidente trágico”.

O avião caiu no Oceano Atlântico, no dia 1° de junho de 2009, devido a falha de leitura dos pilotos que perderam o controle da aeronave após o congelamento de sensores.

 

 

Reportar Erro