Acordo de paz

“A Coreia do Norte não é mais uma ameaça nuclear”, diz Donald Trump

Trump classificou encontro com Kim Jong-un como "uma experiência interessante"

acessibilidade:
Donald Trump disse que os americanos podem dormir tranquilos, pois a Coreia do Norte não é mais uma ameaça nuclear. Foto: (Divulgação/Casa Branca)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta (13) que a Coreia do Norte deixou de ser uma ameaça nuclear e criticou seu antecessor, Barack Obama, por não ter conseguido resolver a questão. As declarações foram dadas um dia após o encontro com o ditador Kim Jong-un.

“Antes de eu assumir, as pessoas achavam que iríamos para a guerra com a Coreia do Norte. O presidente Obama disse que a Coreia do Norte era nosso problema mais perigoso. Não é mais, durmam tranquilos esta noite”, escreveu o americano nas redes sociais logo após retornar a Washington.

“Não há mais uma ameaça nuclear da Coreia do Norte. Encontrar Kim Jong-un foi uma experiência interessante e muito positiva. A Coreia do Norte tem muito potencial para o futuro”, disse ele .

Trump disse ainda que a melhoria das relações com aquele país é uma oportunidade para o cortar gastos. “Nós poderemos economizar uma fortuna por não fazermos mais jogos de guerra, desde que estejamos negociando em boa fé o que os dois lados estão”, afirmou.

Não está claro se os “jogos de guerra” aos quais ele se refere são os exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul.

Trump anunciou durante a cúpula que iria cancelar estas atividades, afirmando que elas eram “muito caras” e “uma provocação”. A suspensão era uma antiga reivindicação norte-coreana. (com Folhapress)

Reportar Erro