Poder Executivo e Legislativo

Executivo x Legislativo

Saiba qual a diferença entre ambos

Executivo x Legislativo

Você já deve ter ouvido falar que o Poder Executivo executa e o Legislativo legisla, mas alguém já te explicou o que isso significa?

O Poder Executivo é o poder do estado que possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais.

O Poder Legislativo é composto pela Câmara dos Deputados (com representantes do povo brasileiro), o Senado Federal (com representantes dos Estados e do Distrito Federal), e o Tribunal de Contas da União (órgão que presta auxílio ao Congresso Nacional nas atividades de controle e fiscalização externa).

O Congresso Nacional tem como principais responsabilidades elaborar as leis e proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta. O sistema bicameral adotado pelo Brasil prevê a manifestação das duas Casas na elaboração das normas jurídicas. Isto é, se uma matéria tem início na Câmara dos Deputados, o Senado fará a sua revisão, e vice-versa, à exceção de matérias privativas de cada órgão.

Entenda agora da maneira mais simples qual a diferença dos dois.

 

Thais Saraiva
Thais Saraiva
| Atualizado