Empreenda

Sebrae promove Semana do MEI oferecendo atividades gratuitas

Iniciativa ocorrerá por meio de plataforma virtual; DF terá atividades presenciais

acessibilidade:

Entre 16 e 20 de maio, o Sebrae Nacional promove em todo o Brasil a 13ª edição da Semana do MEI. O evento ocorrerá de forma virtual e gratuita por meio da plataforma Sebrae Experience, que traz um ambiente digital e interativo e por onde serão ofertados atendimentos especializados, bem como oficinas e palestras com foco nos Microempreendedores Individuais (MEI).

Já entre os dias 24 e 26 de maio, o Sebrae no Distrito Federal dará continuidade à iniciativa com atividades presenciais em uma infraestrutura montada em Ceilândia, a cidade de maior população no DF.

Atualmente, o Brasil conta com pouco mais de 13,8 milhões de donos de pequenos negócios formalizados como MEI. Todo esse público poderá participar, durante a realização da Semana do MEI 2022, de uma programação elaborada a partir de cinco pilares – inspiração, inovação, planejamento, finanças e marketing -, uma grande oportunidade para que os microempreendedores individuais busquem capacitações e conhecimento para a retomada dos negócios, de forma mais sustentável, no período pós-pandemia.

Os conteúdos serão apresentados por referências nacionais de mercado, como o empresário e pioneiro na internet, Murilo Gun, que falará sobre o empreendedor do século XXI, logo no primeiro dia de programação da Semana do MEI 2022. Outro nome já confirmado para o dia 16 de maio é o da CEO do Plano Feminino, Viviane Duarte, que vai apresentar a palestra “Quem é você na fila do pão”.

No dia seguinte, serão realizadas duas oficinas: Descomplicando o WhatsApp, que ocorre a partir das 9h30 e será conduzida pela analista Nayá Lima; a outra, sobre o uso da plataforma canvas para a criação de negócios, terá início às 11h, com a analista Cristiane Galvão.

Entre outros nomes já confirmados figuram o do empresário Ricardo Bellino, fundador da agência de modelos Elite Models no Brasil e do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que no dia 16 de maio, a partir das 15h30, apresentará a palestra 8 passos para influenciar. Já na quinta-feira, 19, os microempreendedores poderão conferir a participação de Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças. Escritora, empresária e administradora, ela se tornou uma das mais importantes influenciadoras no tema da gestão financeira para pessoas e também para empresas.

Dentro da plataforma em que será promovido o evento, o público poderá sanar dúvidas e esclarecer dúvidas sobre assuntos que fazem parte do dia a dia do MEI, como registro de marcas, direito previdenciário, formalização, contratação de colaboradores e outros.

Confira a programação nacional da Semana do MEI 2022 no site da realização. Acesse www.sebrae.com.br/semanadomei2022 e saiba mais.

Programação no DF

Na terça-feira seguinte ao encerramento da programação nacional, o Sebrae no Distrito Federal dará prosseguimento à Semana do MEI 2022 com atividades presenciais. A Instituição irá estimular a abertura de pequenos empreendimentos, além de ofertar capacitações em temas de gestão, palestras, atendimentos gratuitos e também oficinas técnicas voltadas para segmentos específicos do setor produtivo brasiliense com uma estrutura disposta em uma tenda montada na Praça do Trabalhador, localizada na QNM 13, ao lado da Administração Regional de Ceilândia.

Os microempreendedores e demais interessados terão acesso a serviços como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação para emissão de notas fiscais, além de orientações sobre as consultorias que estão sendo disponibilizadas pelo Sebrae no DF com o objetivo de aprimorar a gestão dos empreendimentos locais em meio à retomada da economia.

O público interessado também poderá participar de palestras e oficinas que abordarão temas como controle financeiro, precificação, vendas pelo Instagram e pelo WhatsApp, marketing pessoal, inovação e gestão de vendas com foco na fidelização de clientes. A programação contará, ainda, com a realização de pequenos seminários de crédito, momentos em que instituições financeiras parceiras do Sebrae poderão apresentar aos empreendedores informações gerais sobre suas respectivas linhas de crédito, além de orientações acerca dos direitos previdenciários garantidos por lei para a figura do microempreendedor individual.

Em outro ambiente da estrutura serão promovidas oficinas técnicas voltadas para pequenos empreendedores já atuantes e também para interessados em montar um negócio dentro dos segmentos de panificação, confeitaria e pizzaria.

Declaração Anual de Faturamento

A realização da Semana do MEI 2022 ocorre em uma data estratégica, próxima a uma importante obrigação anual do microempreendedor: a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), ou simplesmente Declaração Anual de Faturamento, que neste ano tem como data limite o dia 30 de junho.

O Sebrae no DF fornecerá atendimento para que os microempreendedores que ainda não fizeram suas declarações possam tirar dúvidas, prepará-las e entregá-las dentro do prazo, evitando o pagamento de multas e até mesmo a perda de benefícios garantidos pela formalização.

Caso não entregue a declaração, o MEI poderá ficar inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto ao Fisco, documento necessário para contratar uma linha de crédito, por exemplo. Aqueles que não cumprirem a obrigação estarão sujeitos, ainda, a multas, perda de benefícios previdenciários que contemplam a categoria de MEI – auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadorias por idade e invalidez e pensão por morte – e até ao cancelamento do CNPJ.

A programação completa da Semana do MEI 2022 no DF está disponível na página do Sebrae no DF (www.df.sebrae.com.br).

Para mais informações, a Central de Atendimento da instituição está disponível no número 0800 570 0800.

Serviço – Semana do MEI 2022
Edição Nacional
Online e gratuita
Datas: 16 e 20 de maio
Inscrições e programação: www.sebrae.com.br/semanadomei2022
No Distrito Federal
Presencial e gratuita
Datas: de 24 a 26 de maio;
Local: Praça do Trabalhador | QNM 13, ao lado da Administração Regional de Ceilândia;
Informações: www.df.sebrae.com.br ou pelo número 0800 570 0800

Reportar Erro