Eleições 2022

Rodrigo cresce e empata com Tarcísio em São Paulo, aponta Datafolha

Novo governador de São Paulo subiu de 15% para 19% na pesquisa

acessibilidade:
Rodrigo Garcia em campanha, nas ruas de São Paulo: crescimento acentuado.

O candidato à reeleição, governador Rodrigo Garcia (PSDB), foi o único a crescer fora da margem de erro na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15). Rodrigo tem 19% e está tecnicamente empatado em segundo lugar com Tarcísio de Freitas (Republicanos), que oscilou apenas um ponto dentro da margem de erro e chegou a 22%.

Rodrigo Garcia tinha 15% no levantamento anterior divulgado em 1º de setembro. A escalada de 4 pontos no Datafolha tem relação direta com a avaliação positiva do governo Rodrigo Garcia. No levantamento anterior, 27% dos entrevistados consideravam a gestão ótima ou boa. Na pesquisa de hoje, a avaliação cresceu ainda mais e bateu em 31%. A rejeição recuou de 14% para 13%.

O novo governador de São Paulo assumiu o cargo no início de abril e tem coordenado um amplo programa de investimentos e de ações de governo por todo estado, apresentando na campanha propostas que atestam seu grau de conhecimento da máquina do Estado em comparação a seus principais adversários.

Segundo os números do Datafolha, Fernando Haddad permanece em primeiro lugar, com 36%. Todos os demais candidatos tiveram 1%. Branco e nulos registraram 11% e indecisos e que não responderam, 7%.

A pesquisa Datafolha também simulou cenários do segundo turno. Rodrigo Garcia é o mais forte candidato para enfrentar Fernando Haddad. A diferença entre eles que era 19 pontos em agosto caiu agora para 6% no levantamento de hoje. Haddad tem 47% e Rodrigo 41%. Já a distância de Haddad para Tarcísio cresceu: era de 51% a 36% em 1º de setembro e agora está 54% a 36%.

A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 1.808 pessoas em 74 cidades do estado entre terça-feira (13) e hoje. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-SP-06078/2022.