Eleições 2022

Presidente do Republicanos no DF cumpriu papel central na eleição de Damares

Wanderley Tavares bancou enfrentou Arruda para bancar candidatura

acessibilidade:
A senador eleita Damares Alves e Wanderley Tavares, presidente do Republicanos no DF.

O presidente do Republicanos no Distrito Federal, Wanderley Tavares, tem sido citado nos meios políticos pela percepção que o levou a bancar a candidatura da ex-ministra dos Direitos Humanos Damares Alves, eleita com 44,98% e se tornando a terceira senadora mais votada da história local.

Discreto e articulado, Tavares moveu “montanhas” para garantir a candidatura da ex-ministra, enfrentou caciques da política do DF e desenvolveu estratégia vitoriosa que elegeu, além da senadora, três deputados federais e um distrital.

Antes mesmo de Damares Alves, ser anunciada pela primeira vez como a candidata do Republicanos ao Senado, em abril, Tavares enfrentou uma batalha difícil com figurões locais como José Roberto Arruda.

Tavares defendia Damares destacando que a experiência de mais de 20 anos como assessora no Congresso Nacional, no ministério e por representar o eleitorado conservador e bolsonarista no DF, por isso entrou em rota de colisão com Arruda, que articulava a candidatura ao Senado da sua mulher Flávia.

“Intervenção” federal

A queda de braço em torno da candidatura chegou ao Palácio do Planalto, em razão da forte ligação de Damares com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Após muita articulação, Wanderley conseguiu anunciar a aliança, com o governador Ibaneis Rocha (MDB) como candidato à reeleição no DF, a deputada Celina Leão (PP) como vice e Damares ao Senado.

O anúncio da chapa coincidiu com rumores de que Arruda tentava se viabilizar como candidato ao governo do DF, mas o evento foi prestigiado com a presença dos presidentes nacionais do Republicanos, Marcos Pereira, e do Partido Progressistas, ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).

Mas a pretendida candidatura de Arruda ficou inviabilizada e a pretensão da ex-ministra Flávia Arruda reiterada. Com isso, para evitar uma crise política, Bolsonaro pediu a Danares para retirar a candidatura para disputar vaga na Câmara dos Deputados.

A partir daí, começou uma verdadeira via crucis para Wanderley Tavares, que acabou por viabilizar novamente a candidatura da ex-ministra ao Senado, após sinais de dúvidas quanto à lealdade do casal Arruda a Bolsonaro.

Simultaneamente, o comandante do Republicanos no DF desenhava as candidaturas vitoriosas, a deputado federal, de Fred Linhares, Júlio César Ribeiro e Gilvan Máximo, além de Martins Machado como candidato a deputado distrital.

 

Reportar Erro