Eleições 2022

Ibaneis promete reforçar apoio a cooperativas de materiais recicláveis

Governador que trabalhar "de mãos dadas com as cooperativas"

acessibilidade:
O governador Ibaneis Rocha em campanha para sua reeleição. Foto: Divulgação
O governador Ibaneis Rocha em campanha para sua reeleição. Foto: Divulgação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição, prometeu ampliar a coleta seletiva de resíduos, numa demonstração de prioridade à indústria de materiais recicláveis.

“Temos incentivado muito o setor de recicláveis”, observou Ibaneis, comprometendo-se a melhorar as condições, “trabalhando de mãos dadas com as cooperativas”.

“Essa questão tributária é muito importante”, disse ele. “Antigamente, as empresas iam embora e agora estão ficando aqui, crescendo mais e gerando emprego e renda”, disse o governador.

Nesta terça-feira (6), durante visita à empresa Capital Recicláveis, que tem 300 funcionários e presta assistência na coleta de materiais recicláveis e na rede de shoppings, supermercados e hipermercados, Ibaneis ouviu agradecimentos pelos incentivos fiscais concedidos na atual gestão e de mais segurança jurídica e outras medidas de incentivo.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ganhou força na atual gestão. Passou a tratar 100% do chorume, que antes era feito pela Caesb. A coleta seletiva também aumentou, passando de 28 contratos em 2018 para 41 em 2022, atendendo 32 das 33 cidades do DF.

Os papa-lixos também aumentaram, de 98 para 416, bem como os papa-entulhos, que passaram de 9 para 13 em operação no comparativo entre os dois últimos governos.

Em 2019 houve o primeiro concurso do SLU após mais de 20 anos, com posse de dezenas de servidores no mesmo ano. Em 2022 foram nomeados mais 70 servidores para a carreira.