Eleições 2022

Chanceler garante segurança para voto de brasileiros no exterior

Ministro Carlos França também informou que não haverá greve das embaixadas em Portugal

acessibilidade:
O embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores, e o cônsul-geral do Brasil em Maiami, embaixador André Odenbreit Carvalho

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar nas eleições de outubro deste ano, exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.

Este ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras.

A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países.

Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil.

Nos últimos dias, o embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores, se reuniu com representantes da comunidade brasileira do Sul da Flórida e com o cônsul-geral do Brasil em Maiami, o embaixador André Odenbreit Carvalho.

França garantiu que todos os esforços foram disponibilizados pelo governo federal para que o processo eleitoral transcorra com a maior segurança e conforto ao eleitor. Ele também informou que não há mais risco de greve nas embaixadas brasileiras em Portugual, anunciada nas últimas semanas devido aos salários, segundo eles, baixos.

Temendo que a extrema polarização que se nota do Brasil se repita no exterior, os consulados brasileiros reforçaram a segurança das urnas eletrônicas e dos eleitores para evitar violência. As polícias locais foram chamadas para montar esquemas especiais de atuação e, nos maiores colégios, como Portugal, seguranças privados foram contratados. A ordem é garantir a todos o direito de exercerem a cidadania.

Em Miami, os eleitores votarão agora no Miami Dade College, campus de Kendall, tendo em vista o aumento do eleitorado brasileiro de 2022 e a indisponibilidade do endereço anterior, o campus de Wolfson (Downtown) por conta de reformas a serem realizadas.

Reportar Erro