Primeiras impressões

Volvo S60 T5 Inscription, um sedã premium intermediário com status de topo de linha

Andamos no modelo que acaba de chegar no Brasil e que, no conjunto da obra, é nota 10

acessibilidade:
Volvo S60 T5 Inscription. Fotos: Geison Guedes/DP e Volvo/Divulgação

Santiago (Chile) — Os sedãs premium de entrada a venda no Brasil acabam de ganhar um concorrente de peso e que promete balançar a categoria, o Volvo S60. Apresentado na última semana, o modelo já está disponível nas lojas da marca.

Durante o lançamento na capital chilena, testamos a versão intermediária do três volumes, a T5 Inscription. O grande diferencial do S60 T5 não é o visual — agressivo e elegante como os outros modelos da marca — ou as tecnologias embarcadas (principalmente as auxiliares de condução).

A tela gigante da central multimídia é um dos destaques do interior.

O que o difere é o nível, de ser um intermediário, mas que briga com as versões topo de linha de seus principais concorrente, só que bem mais barato. 

A Inscription sai por R$ 229.950. Tirando o conjunto mecânico — que na R-Design é híbrido –, ela conta com quase todos os equipamentos topo de linha, a única exceção é o sistema de som, que na mais cara é da Harman Kardon. Dessa forma, ela é tão bem equipada quanto as opções mais completas das concorrentes. 

Ajuda a mais

Cabine conta com excelentes materiais de acabamento.

Entre os diversos itens da Inscription, o grande destaque é o sistema de condução semi-autônomo (inclusive, presente na opção de entrada). Ele vem com piloto automático com assistente de direção até 130km/h, alertas de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa e de ponto cego, sistema de mitigação de pista oposta e monitoramento de pressão dos pneus.

Com isso, ele vai além do “simples” acelerar e frear sozinho. O carro ajuda o motorista a ficar dentro da faixa. Além de evitar que ele invada a pista ao lado, o sistema mantém o veículo no percurso correto. Os alertas são úteis principalmente em manobras de estacionamento e no trânsito do dia a dia. 

O sedã tem visual esportivo e luxuoso.

Além dos alertas e auxiliares, na parte da segurança, o S60 vem com leitura de placas, Isofix, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, conjunto óptico em LED, faróis direcionais com nivelamento automático e câmera de ré.

Na parte da comodidade, a lista é tão completa quanto. Ele vem com ar-condicionado digital e dual zone, abertura das portas e partida sem a chave, painel de instrumentos digital, lavadores dos faróis, teto solar elétrico panorâmico e central multimídia com tela de nove polegadas, conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e duas portas USB.

Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e memória.

Os assentos são um caso à parte. Eles contam com regulagem elétrica, inclusive com ajustes lombar, de extensão e de suporte lateral e memória, também para o banco do passageiro. Além disso, eles são ventilados, aquecidos e revestidos de couro nobre. 

Muito luxo

O porta-malas poderia ser maior.

Falando no revestimento, o acabamento do S60 — como em qualquer Volvo –, é primoroso e beira a perfeição. Os materiais são de extrema qualidade. Além do couro nobre, ele conta com alumínio, plástico soft touch e black piano.  

O espaço interno é generoso, mas deveria ser só para quatro lugares. O túnel central é muito grande e praticamente anula a capacidade de levar um quinto ocupante. Mas quatro pessoas viajam com muito conforto. O porta-malas é espaçoso, mas poderia ser maior. Ele conta apenas com 392 litros. Se não fosse o estepe, poderia ser 442. 

Sem esforço

As linhas da carroceria são muito elegantes.

Outro fator que equipara a Inscription com as versões topo de linha das concorrentes é o conjunto mecânico. A motorização T5 da Volvo conta com propulsor 2.0 turbo de 254 cavalos e 35,7kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas e direção elétrica. 

Com esse conjunto, o S60 é capaz de ir do zero aos 100km/h em 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 240km/h limitada eletronicamente. A R-Design, por ser T8, é híbrida e tem 407 cavalos, muito além das concorrentes. 

O forte motor faz o S60 andar fácil.

Mesmo a T5 é boa de dirigir. O sedã é esperto e faz qualquer manobra com extrema facilidade. O mais leve toque no acelerador faz o sueco disparar pelo asfalto. E, com os auxiliares, a condução é bastante segura. O motorista não terá problemas para fazer qualquer ultrapassagem ou na hora de realizar uma retomada ou saída em velocidade. 

O câmbio automático de oito velocidades trabalha bem, com respostas rápidas e sem qualquer tranco. Aqui, um dos pouquíssimos poréns do veículo. Para quem gosta, ele não vem com borboletas no volante. É padrão da marca oferecer o acessório apenas nas versões R-Design. Mas também não é uma coisa que vá fazer falta. 

A opinião do Diário Motor 

Volvo S60 T5 Inscription.

Se você tem R$ 230 mil e está pensando em comprar um carro, principalmente um sedã premium, não há opção melhor no mercado. O S60 tem uma lista de equipamentos para lá de recheada, todos os auxiliares de condução da Volvo, acabamento perfeito e ótimo espaço interno. 

O conjunto mecânico é praticamente idêntico ao das versões topo de linha dos principais concorrentes. Os itens de série também vão pelo mesmo caminho e isso tudo custando cerca de R$ 35 mil a menos. Quem adquirir um carro desse, uma palavra não irá passar pela cabeça: arrependimento. 

Qualquer pessoa, seja o motorista ou um passageiro, a bordo do S60 estará muito bem acomodada. O sueco faz muito bonito frente aos principais concorrentes. Vale a compra! Nota 10.

Ficha Técnica 

Motor: 2.0 turbo

Potência máxima: 254cv

Torque máximo: 35,7kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Porta-malas: 392 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.431 x 1.850 x 4.761 x 2.872mm 

Preço: R$ 229.990

Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription. Fotos: Geison Guedes/DP e Volvo/Divulgação
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60 T5 Inscription.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.
Volvo S60.

Viagem a convite da Volvo

Reportar Erro