Volvo S60 T5 Inscription, um sedã premium intermediário com status de topo de linha
Andamos no modelo que acaba de chegar no Brasil e que, no conjunto da obra, é nota 10
Santiago (Chile) — Os sedãs premium de entrada a venda no Brasil acabam de ganhar um concorrente de peso e que promete balançar a categoria, o Volvo S60. Apresentado na última semana, o modelo já está disponível nas lojas da marca.
Durante o lançamento na capital chilena, testamos a versão intermediária do três volumes, a T5 Inscription. O grande diferencial do S60 T5 não é o visual — agressivo e elegante como os outros modelos da marca — ou as tecnologias embarcadas (principalmente as auxiliares de condução).
O que o difere é o nível, de ser um intermediário, mas que briga com as versões topo de linha de seus principais concorrente, só que bem mais barato.
A Inscription sai por R$ 229.950. Tirando o conjunto mecânico — que na R-Design é híbrido –, ela conta com quase todos os equipamentos topo de linha, a única exceção é o sistema de som, que na mais cara é da Harman Kardon. Dessa forma, ela é tão bem equipada quanto as opções mais completas das concorrentes.
Ajuda a mais
Entre os diversos itens da Inscription, o grande destaque é o sistema de condução semi-autônomo (inclusive, presente na opção de entrada). Ele vem com piloto automático com assistente de direção até 130km/h, alertas de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa e de ponto cego, sistema de mitigação de pista oposta e monitoramento de pressão dos pneus.
Com isso, ele vai além do “simples” acelerar e frear sozinho. O carro ajuda o motorista a ficar dentro da faixa. Além de evitar que ele invada a pista ao lado, o sistema mantém o veículo no percurso correto. Os alertas são úteis principalmente em manobras de estacionamento e no trânsito do dia a dia.
Além dos alertas e auxiliares, na parte da segurança, o S60 vem com leitura de placas, Isofix, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, conjunto óptico em LED, faróis direcionais com nivelamento automático e câmera de ré.
Na parte da comodidade, a lista é tão completa quanto. Ele vem com ar-condicionado digital e dual zone, abertura das portas e partida sem a chave, painel de instrumentos digital, lavadores dos faróis, teto solar elétrico panorâmico e central multimídia com tela de nove polegadas, conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e duas portas USB.
Os assentos são um caso à parte. Eles contam com regulagem elétrica, inclusive com ajustes lombar, de extensão e de suporte lateral e memória, também para o banco do passageiro. Além disso, eles são ventilados, aquecidos e revestidos de couro nobre.
Muito luxo
Falando no revestimento, o acabamento do S60 — como em qualquer Volvo –, é primoroso e beira a perfeição. Os materiais são de extrema qualidade. Além do couro nobre, ele conta com alumínio, plástico soft touch e black piano.
O espaço interno é generoso, mas deveria ser só para quatro lugares. O túnel central é muito grande e praticamente anula a capacidade de levar um quinto ocupante. Mas quatro pessoas viajam com muito conforto. O porta-malas é espaçoso, mas poderia ser maior. Ele conta apenas com 392 litros. Se não fosse o estepe, poderia ser 442.
Sem esforço
Outro fator que equipara a Inscription com as versões topo de linha das concorrentes é o conjunto mecânico. A motorização T5 da Volvo conta com propulsor 2.0 turbo de 254 cavalos e 35,7kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas e direção elétrica.
Com esse conjunto, o S60 é capaz de ir do zero aos 100km/h em 6,5 segundos. A velocidade máxima é de 240km/h limitada eletronicamente. A R-Design, por ser T8, é híbrida e tem 407 cavalos, muito além das concorrentes.
Mesmo a T5 é boa de dirigir. O sedã é esperto e faz qualquer manobra com extrema facilidade. O mais leve toque no acelerador faz o sueco disparar pelo asfalto. E, com os auxiliares, a condução é bastante segura. O motorista não terá problemas para fazer qualquer ultrapassagem ou na hora de realizar uma retomada ou saída em velocidade.
O câmbio automático de oito velocidades trabalha bem, com respostas rápidas e sem qualquer tranco. Aqui, um dos pouquíssimos poréns do veículo. Para quem gosta, ele não vem com borboletas no volante. É padrão da marca oferecer o acessório apenas nas versões R-Design. Mas também não é uma coisa que vá fazer falta.
A opinião do Diário Motor
Se você tem R$ 230 mil e está pensando em comprar um carro, principalmente um sedã premium, não há opção melhor no mercado. O S60 tem uma lista de equipamentos para lá de recheada, todos os auxiliares de condução da Volvo, acabamento perfeito e ótimo espaço interno.
O conjunto mecânico é praticamente idêntico ao das versões topo de linha dos principais concorrentes. Os itens de série também vão pelo mesmo caminho e isso tudo custando cerca de R$ 35 mil a menos. Quem adquirir um carro desse, uma palavra não irá passar pela cabeça: arrependimento.
Qualquer pessoa, seja o motorista ou um passageiro, a bordo do S60 estará muito bem acomodada. O sueco faz muito bonito frente aos principais concorrentes. Vale a compra! Nota 10.
Ficha Técnica
Motor: 2.0 turbo
Potência máxima: 254cv
Torque máximo: 35,7kgfm
Direção: elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas
Porta-malas: 392 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.431 x 1.850 x 4.761 x 2.872mm
Preço: R$ 229.990
Viagem a convite da Volvo