Volvo procura caminhão e ônibus mais antigos da marca produzidos no Brasil
Há 40 anos, a empresa iniciou a produção local. A sueca busca por um N10 e um B58 ainda em atividade
Em 1979, a Volvo passou a produzir ônibus e caminhões no Brasil. A sueca se instalou em Curitiba, capital do Paraná, onde, desde então, fabrica seu modelos nacionais. Os primeiros produzidos por lá foram o caminhão N10 e o ônibus B58.
Em comemoração aos 40 anos do início da produção local, a marca está procurando os modelos mais antigos, e que ainda estejam rodando, do caminhão e do ônibus. A ação pretende mobilizar os seguidores da Volvo nas redes sociais para encontrar exemplares dos dois veículos.
“Queremos encontrar histórias de transportadores e motoristas que contaram e contam até hoje com os veículos Volvo para acelerar o progresso do Brasil”, afirma Daniel Homem de Mello, diretor de comunicação e marketing da Volvo.
A ação vai até o final de setembro e qualquer evidência, como fotos, vídeos, ou documentos, que possam comprovar a história dos veículos ainda em circulação podem ser enviadas à Volvo por meio das páginas da marca no Facebook (caminhões e ônibus) ou Instagram (caminhões e ônibus).
O N10 faz parte da primeira família de caminhões que a Volvo trouxe ao Brasil. Introduzido em 1980, o modelo tinha motor de 10 litros e 260 cavalos. Ele podia ser adquirido nas versões 4×2 (cavalo-mecânico) e 6×4 (rígido).
Junto com o N12, o modelo iniciou a “Batalha dos Pesados”, campanha de opinião pública que mobilizou o setor de transportes para o uso de caminhões maiores, com mais eficiência e economia por tonelada transportada.
Antes da chegada dos N10 e N12, predominavam nas estradas brasileiras caminhões leves e médios. Eram necessários muitos veículos e diversas viagens para transportar a mesma carga que um N10 passou a levar sozinho.
Até o fim de 1988 mais de 12 mil caminhões dos dois modelos foram licenciados no Brasil. Além disso, milhares foram exportados para toda a América Latina, Oriente Médio e África. Em 1989 os modelos, já veteranos, deram lugar aos novíssimos NL10 e NL12.
Entre os ônibus, a história de inovação é parecida. Segundo a marca, o B58 trouxe conceitos muito à frente do seu tempo. Com motor central, posicionado entre-eixos, privilegiava o espaço aos passageiros, que passaram a viajar pelas estradas com muito mais conforto e menos ruído.
No segmento urbano essa configuração também permitia transportar mais passageiros em um mesmo veículo. O motor entre-eixos permitiu ainda a introdução dos chassis articulados e biarticulados, que trariam alta eficiência na mobilidade urbana em toda a América Latina, dando origem aos sistemas BRT (Ônibus de Circulação Rápida, na sigla em inglês) que conhecemos hoje.