Volvo apresenta o novo S60, um sedã premium que esbanja tecnologia
O modelo é o primeiro híbrido do segmento e conta com quatro versões distintas
Santiago (Chile) — A Volvo finaliza a renovação completa da sua linha com a apresentação do novíssimo S60. O sedã médio era o único que faltava receber o novo padrão da marca sueca — o hatch V40 foi descontinuado e não contará com versão na plataforma atual. O três volumes parte de R$ 195.950 e já está disponível nas lojas brasileiras.
Para o Brasil, o modelo será comercializado em quatro versões com três conjuntos mecânicos diferentes. A Momentum T4 com motor de 190 cavalos, Inscription T5 de 252 cavalos e a topo de linha a R-Design T8 híbrida de 407 cavalos.
Ele também será o primeiro a ter uma configuração Polestar no Brasil, que chega até o fim do ano. Ela será baseada na R-Design T8, mas com apelo ainda mais esportivo. Todas as versões contam com transmissão automática de oito velocidades.
O um ponto forte do novo S60, principalmente diante dos concorrentes, é que ele conta, desde a versão de entrada, com sistema auxiliares de condução e segurança. Além disso, ele é o primeiro da categoria a ter uma configuração híbrida.
Visual alinhado
A partir de agora, o S60 se alinha com os outros modelos da marca no quesito visual. Com isso, o modelo evoluiu muito, com um desenho bem mais moderno e elegante. O ponto alto, como nos irmãos, é a luz de circulação diurna em LED e inspirada no Mjolnir, o martelo do deus nórdico Thor.
A traseira também conta com iluminação em LED e segue o padrão apresentado no irmão maior, o S90. As lanternas têm formato em “C”, que eleva a elegância da carroceria. Por dentro, como é costume da marca, materiais premium e de extrema qualidade, em qualquer versão.
Segurança aprimorada
Como de costume, o grande diferencial da Volvo é o foco na segurança. Os auxiliares de condução vem de série em todas as versões do S60, inclusive na de entrada. Com isso, ele é o único da categoria a contar com este tipo de assiste em todas as configurações e não só na topo de linha.
Dessa forma, ele vem com piloto automático adaptativo com assistente de direção até 130km/h, alertas de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa e de ponto cego, sistema de mitigação de pista oposta e monitoramento de pressão dos pneus.
Lista generosa
Como é de se esperar de um Volvo, a lista de equipamentos é generosa. Desde a Momentum ele vem com bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado digital e dual zone, central multimídia com tela de 12,3 polegadas com conectividade com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, partida sem a chave, painel de instrumentos digital e Volvo OnCall.
Um detalhe interessante é que quase todos os itens de segurança são de série. Apenas o alerta de colisão traseiro e o sensor de ponto cego são a partir da intermediária.
Com isso, ele vem, além do auxiliares de condução, com leitura de placas, Isofix, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de chuva de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré.
A Inscription acrescenta teto solar elétrico panorâmico, memória para o banco do passageiro, abertura das portas sem a chave e lavadores dos faróis com auto-direcional. A R-Design além da motorização híbrida, ganha visual esportivo.
Revisão fixa
Para o S60, a Volvo disponibilizará revisão com preço fixo até 150 mil quilômetros. As manutenções de 10 mil, 30 mil, 50 mil e 150 mil saem por R$ 999. A de 20 mil é R$ 1.949, a de 40 mil por R$ 2.499 e o de 60 mil quilômetros, por R$ 3.699. Além disso, ele tem garantia de dois anos, com sistema OnCall gratuito neste período, após isso, R$ 800 por ano.
Viagem a convite da Volvo