Diário Motor

Volvo apresenta seu novo topo de linha, o utilitário híbrido esportivo XC90 T8 R-Design

O modelo chega para ficar acima da Inscription e parte de R$ 429.950

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Novo Volvo XC90 T8 R-Design. Fotos: Volvo/Divulgação

A Volvo acaba de apresentar mais uma versão do SUV grande da marca, o XC90. A novidade é baseada na configuração T8 (híbrida), mas com um quê de esportividade. A nova versão, a R-Design, tem visual e acabamentos mais agressivos e esportivos em relação à Inscription. A nova topo de linha tem preço sugerido de R$ 429.950.

Em relação à Inscriptin, as principais mudanças são visuais, tanto externas quanto internas. Os materiais utilizados na cabine focam a esportividade e não o luxo. Com isso, onde era madeira de lei, passa a ser em fibra de carbono (painel, portas e console central). Além disso, o interior é todo em preto, inclusive as colunas, e os bancos ganharam couro nubuck.

Rodas esportivas de 22 polegadas.

Na carroceria, os para-choques são exclusivos da versão e todos os detalhes cromados passam a ser em preto. As rodas têm novo desenho e o aro está maior, 22 polegadas contra 20. Duas novas cores completam as novidades, azul e vermelha, ambas com opções fosca, não pintadas, mas sim com envelopamento 3M.

Força conjunta

Motorização híbrida de 407 cavalos.

Se o visual difere da Inscription, o conjunto mecânico é praticamente o mesmo. A única diferença é a utilização de borboletas no volante na R-Design, de resto, tudo igual. O que não é nenhum demérito, pelo contrário. A configuração T8 conta com dois motores, um 2.0 turbo de 320 cavalos a gasolina na frente e outro elétrico de 87 cavalos na traseira.

Os dois juntos geram bons 407 cavalos e excelentes 65,2kgfm de torque (força comparada a motores diesel, o D5 mesmo tem “só” 48,9kgfm). Aliada a transmissão automática de oito velocidades — e mesmo pesando mais de duas toneladas (2.319kg, mais precisamente) –, ele é capaz de ir do zero aos 100km/ em míseros 5,6 segundos. Completa o conjunto mecânico suspensão a ar e direção elétrica.

O sueco tem possibilidade de não emitir nenhum poluente no meio ambiente.

A motorização híbrida garante um dos melhores consumos do mercado. O número oficial, divulgado pelo Inmetro é de 15,5km/l. Lógico que isso é a média, com uma condução mais contida ele será melhor e com uma mais agressiva ele consumirá mais. Além disso, por ser plug-in, é possível recarregar as baterias na tomada e rodar cerca de 40 quilômetros apenas no modo elétrico.

Falando em modos de condução, o XC90 conta com seis. Pure, utiliza apenas o motor elétrico, o que possibilita uma condução silenciosa e com zero emissões de poluentes. Hybrid, o modo padrão do SUV, utiliza os dois propulsores para alcançar a relação performance e consumo. Power, a tocada fica mais esportiva, com direção, acelerador, freios e câmbio com respostas mais rápidas.

Além de tudo, pode rodar no fora de estrada.

Ele ainda vem com os modos AWD (All Wheel Drive), ativa a tração integral. Off Road, utiliza a tração nas quatro rodas e ainda ativa o controle de descida e eleva a suspensão em 40mm para poder percorrer melhor os trechos off-roads. Por último, a Individual, que o motorista pode configurar o veículo como achar melhor.

Segurança de ponta

Pintura azul, com possibilidade de ser fosca, é uma das novidades.

Como qualquer Volvo, o XC90 R-Design conta com o que há de mais moderno no quesito segurança. O SUV vem com diversos alertas, assistentes e auxiliares de condução, tudo com um único objetivo, não causar acidentes, nem lesões graves aos ocupantes do veículo.

Com isso, ele vem com sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistemas de proteção em saída de estrada, contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alertas de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa, de ponto cego e de cansaço do motorista, monitoramento de pressão dos pneus, piloto automático adaptativo, auxiliar de permanência em faixa e de mitigação de pista oposta e de frenagem de emergência, inclusive com assistência a manobra evasiva.

Cheio de comodidade

Fibra de carbono está presente na cabine toda.

Por ser o topo de linha da Volvo, é de se esperar que o R-Design venha com tudo e mais um pouco no quesito equipamentos, e ele vem mesmo. Entre os itens presentes, abertura das portas e partida sem a chave, ar-condicionado de quatro zonas com saídas para a terceira fileira de bancos, câmera e sensores de estacionamento 360º, teto solar elétrico panorâmico e abertura do porta-malas por meio de sensor.

Mas nem tudo são flores. O modelo perdeu dois itens em relação a Inscription. Os bancos dianteiros com regulagem elétrica não conta com ajuste lateral do encosto, presente na versão abaixo. Outro ponto, esse mais fácil de explicar, é ausência de refrigeramento nos assentos, são apenas aquecido, isso se dá por causa do couro nubuck. Como o material não é furado, não tem como passar a ventilação, por isso ele não conta com sistema.

Um gigante de 4.9m e 2.319kg que pode fazer 15,5km/l.

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